https://periodicos.ufop.br/alemur/issue/feedAlém dos Muros da Universidade2024-01-17T15:40:10-03:00Profa. Dra. Ângela Leão Andradeangelaleao@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2675-3693<br>O Periódico busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre água, mulheres e educação. Esses temas podem ser resultantes de pesquisas, trabalho de extensão, ensaios teóricos ou discussões atuais inéditas. Também aceitam artigos de revisão. Publica textos em português, espanhol ou inglês.<br>Publicação do Programa de Extensão do Núcleo da Cátedra Unesco: Água, Mulheres e Desenvolvimento (NUCAT) da Escola de Minas (EM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Periodicidade semestral.</p>https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7121Prefácio2024-01-17T15:40:09-03:00Adivane Terezinha Costaadivane@ufop.edu.br2024-01-12T10:42:24-03:00Copyright (c) 2024 Adivane Terezinha Costahttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/6995A valorização do protagonismo do povo preto no Ensino de História: Experiência docente no Programa Residência Pedagógica2024-01-17T15:40:09-03:00Luana da Silvaluana.brunely@aluno.ufop.edu.br<p>Este relato fundamenta-se na experiência como residente docente em História no Ensino Fundamental e na reflexão entre a teoria e prática em sala de aula no tocante à luta contra a discriminação racial a partir do ensino de História. Dessa forma, pretende-se expor o desenvolvimento da proposta de intervenção inserida em conjunto de observações realizadas nos espaços físicos da escola, bem como leituras que foram realizadas e apontamentos elaborados durante a reunião geral com o professor preceptor do Programa de Residência Pedagógica-CAPES, coordenadores e demais residentes. Durante a realização da atividade sugerida, foi possível verificar que os alunos estavam interagidos, o que possibilitou realizar discussões a respeito do racismo, discriminação, apagamento/silenciamento e embranquecimento da história das pessoas negras. Além disso, no final da atividade se identificou a mudança do olhar dos alunos em relação à história do povo preto, alcançando os objetivos da atividade. Ademais, uma educação que parta de práticas pedagógicas de resistência e política que problematizam a realidade do estudante, torna-se uma ferramenta política importante no processo de transformação social.</p>2023-12-27T09:57:19-03:00Copyright (c) 2023 Luana da Silvahttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7017Combate à vulnerabilidade laboral: Tentativa de minimizar efeitos da pandemia por meio de cursos remotos2024-01-17T15:40:09-03:00Kerley dos Santos Alveskerley@ufop.edu.brVera Lúcia de Miranda Guardanicole@ufop.edu.brRosangela Maria Ferreira da Costa e Silvarosangela_ferreirafeliz@yahoo.com.brWalison Arthuso Vasconcelloswalisonarthuso1@gmail.comAdivane Terezinha Costaadivane@ufop.edu.brAna Letícia Pilz de Castroanacastro@ufop.edu.brÂngela Leão Andradeangelaleao@ufop.edu.br<p>Para evitar a propagação do vírus causador da Covid-19, o mundo inteiro adotou medidas de fechamento do comércio, resultando em alto índice de desemprego. Com base nisso, membros do Núcleo da Cátedra Unesco: Água, Mulheres e Desenvolvimento, professores da UFOP, da UFMG e do mestrado profissional do Programa de pós-graduação em Sustentabilidade, propuseram esse projeto de ação extensionista para promover a geração de renda, a melhora na qualidade de vida e a especialização profissional de pessoas em condição de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, foram oferecidos cursos de extensão de forma remota. Os cursos foram: (i) Fabricação de sabão e produtos de higiene; (ii) Meio ambiente; (iii) Cuidados em saúde aplicados à pandemia da Covid-19; (iv) Formação para trabalhadores(as) informais; e Elaboração de Projetos. Neste artigo, a partir das respostas dos alunos, procurou-se analisar suas percepções frente aos cursos oferecidos. Percebeu-se que muitas pessoas se inscreveram acreditando que cursos remotos são para quem não tem tempo. Notou-se ainda o problema de que muitas pessoas têm de acesso à internet e, o mais importante, que os professores têm a capacidade de influenciar positivamente na vida das pessoas, ao buscarem assuntos pertinentes e com embasamento científico, em linguagem de fácil entendimento, para assim, mesmo que remotamente, tentar melhorar a qualidade de vida da população.</p>2023-12-27T12:33:53-03:00Copyright (c) 2023 Kerley dos Santos Alves, Vera Lúcia de Miranda Guarda, Rosangela Maria Ferreira da Costa e Silva, Walison Arthuso Vasconcellos, Adivane Terezinha Costa, Ana Letícia Pilz de Castro, Ângela Leão Andradehttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7032Masculinidades e adolescência: Uma discussão sobre o ser homem2024-01-17T15:40:09-03:00Emanuel Vieira de Assisemanuel.assis@ifpr.edu.br<p>Com a ampliação do debate sobre as desigualdades de gênero, a questão sobre o papel dos homens nesta discussão tem sido impulsionada. Para isto, surge o Grupo de Estudos em Masculinidades no Ifes, campus Vitória, com o objetivo geral de discutir os padrões de masculinidade construídos socialmente e seus efeitos nos comportamentos de homens e mulheres. A metodologia utilizada foi de encontros presenciais quinzenais no Ifes – <em>campus</em> Vitória com os membros do grupo de estudos em questão, no período de outubro a dezembro de 2019, com a discussão de textos previamente selecionados que abordam algumas questões relevantes relacionadas ao universo masculino e suas crises. Utilizou-se o método dialético para promover as discussões, assim como as perspectivas e experiências dos membros do grupo. Os resultados foram o conhecimento das narrativas, das impressões e dos discursos que os alunos trazem para a discussão, o reconhecimento das diversas manifestações do que é ser homem na cultura ocidental e os desdobramentos de tais construções, possibilitando, como conclusão, suscitar possíveis desenvolvimentos de outros debates relacionados ao tema.</p>2024-01-15T13:14:53-03:00Copyright (c) 2024 Emanuel Vieira de Assishttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7020O uso de registros fotográficos como ferramenta pedagógica para o ensino da classificação de grupos fungícos2024-01-17T15:40:09-03:00Karoline de Sousa Laranjeirakaroline.sousa@discente.ufma.brAntonio Neres Oliveiraantonio.neres@ufma.brNertan Dias Silva Maianertan.dias@ufma.brMichelle Alves de Carvalhocarvalhomichellebio@gmail.com<p>Neste trabalho, os autores abordam a importância da Micologia, a ciência dos fungos, na educação escolar. Destacando como a fotografia de fungos pode ser uma ferramenta valiosa para explorar e documentar a biodiversidade fúngica em ambientes locais, promovendo a compreensão prática da diversidade microbiana. Além disso, a atividade de registro fotográfico envolveu os alunos na pesquisa prática, incentivando habilidades de observação e análise visual. O estudo também enfatiza a sensibilização ambiental por meio da divulgação das descobertas dos alunos em redes sociais, incentivando discussões sobre a conservação dos fungos e seu papel na manutenção do equilíbrio ambiental. Os resultados mostraram uma alta taxa de participação dos alunos na atividade, sugerindo um nível razoável de engajamento. No entanto, houve variação na taxa de participação entre as duas turmas, com uma turma demonstrando um nível mais alto de engajamento do que a outra. Isso pode estar relacionado ao interesse na matéria, à carga de trabalho dos alunos e a outros fatores. Em geral, o estudo ressalta a importância de abordagens práticas e envolventes na educação científica para promover o aprendizado significativo e despertar a sensibilidade dos alunos para os detalhes do ambiente natural.</p>2024-01-15T13:36:06-03:00Copyright (c) 2024 Karoline de Sousa Laranjeira, Antonio Neres Oliveira, Nertan Dias Silva Maia, Michelle Alves de Carvalhohttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7035Cenário e perspectiva da triagem neonatal no Brasil2024-01-17T15:40:09-03:00Alana Bezerra Barrosalanabarros13@gmail.comMaria Fernanda Spegiorin Salla Brunemaria.brune@ufmt.br<p>A Triagem Neonatal (TN) biológica, também conhecida popularmente por “teste do pezinho”, tem como objetivo a detecção precoce de doenças raras no recém-nascido, possibilitando o tratamento precoce associado às mesmas. Em 2021 foi sancionada a Lei Federal nº 14.154 que amplia o número de doenças detectadas na TN de seis para cerca de 50 doenças raras. O objetivo deste trabalho foi analisar, por meio de uma revisão integrativa, publicações científicas entre 2018 até 2022 sobre a TN. Foram selecionados nove artigos após uma busca nas bases de dados <em>Scielo</em>, <em>Google</em> Acadêmico e Portal Regional BVS, utilizando a estratégia PICo. Os descritores utilizados foram “Triagem neonatal” e “Programa Nacional de Triagem Neonatal”, com os conectores “AND” e “OR”, além do descritor “Triagem auditiva” com o conector “AND NOT”. Os resultados revelaram que a educação em saúde tem mostrado resultados positivos na compreensão dos pais sobre a TN. No entanto, a eficácia da TN enfrenta desafios, incluindo a falta de padronização nos procedimentos e um sistema unificado de registro em todo o país. Portanto, a efetividade da TN depende, em grande parte, de uma gestão pública comprometida e eficiente, que promova investimentos e ações coordenadas em todo o país.</p>2024-01-15T12:42:11-03:00Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Brune, Alana Bezerra Barroshttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7036Acessibilidade através das redes: divulgação e produção de materiais multimodais e bilíngues para o ensino de alunos surdos2024-01-17T15:40:10-03:00Angela Corrêa Ferreira Baalbakiangelabaalbaki@hotmail.comJoice Bianca Marques Leite Pintojoicebiancapinto@gmail.comAna Paula Dias Tostisp.tostis@gmail.comLouise Helene da Silva Nóbregalouisenobrega2020@gmail.com<p>O presente artigo tem como proposta apresentar os resultados preliminares de um projeto de Iniciação Científica que tem como objetivo produzir e divulgar vídeos e materiais digitais multimodais de ensino bilíngue para alunos surdos. Como a Libras é uma linguagem visual-espacial, a produção do projeto foi baseada na experiência dos que usam o idioma. Logo, algumas considerações foram tomadas, como o uso de imagens, a forma como a Libras é utilizada pelos surdos e elementos da cultura da comunidade surda, entre outros aspectos, garantindo a experiência visual dos alunos. Para o desenvolvimento do projeto foram realizadas leituras de artigos, seguidas de debates acerca das propostas teóricas e como aplicá-las. A pesquisa foi baseada em duas perspectivas teóricas. Em primeiro lugar, considerou-se a possibilidade do pensar tecnológico sobre utilização e produção de vídeos vinculada pelo viés de Objetos de Aprendizagem (OAs) e Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Línguas (OALs). Em segundo, ponderou-se a respeito da noção de “textualidade diferida”. A partir dessas perspectivas teóricas foram produzidos vídeos para serem usados como ferramentas de ensino. A divulgação destes foi feita em plataformas acessíveis e conhecidas pelo público, como <em>Instagram</em>, <em>Facebook</em> e <em>YouTube</em>. A partir da divulgação nas redes sociais, alunos da educação básica, docentes, graduandos, pós-graduandos e o público geral puderam acompanhar como os materiais são produzidos pela equipe do projeto.</p>2023-12-28T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Angela Corrêa Ferreira Baalbaki, Joice Bianca Marques Leite Pinto, Ana Paula Dias Tostis, Louise Helene da Silva Nóbregahttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/6996O ensino de astronomia e a pedagogia: Uma proposta didática para campo educativo2024-01-17T15:40:10-03:00Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santosdpestana@usp.br<p>Trabalhos recentes acerca do ensino de Astronomia, considerando o contexto brasileiro, têm apontado problemas que impossibilitam sua aprendizagem por parte dos alunos. Dentre aqueles destaca-se, sobremaneira, a área da formação de professores e suas reais dificuldades em desenvolver o ensino da Astronomia para crianças. Diante deste cenário, busca-se com o presente artigo apresentar um modelo para a formação continuada de professores pedagogos, direcionado para o ensino de Astronomia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, parte-se de uma breve discussão acerca da formação docente no Brasil para, em seguida, discorrer acerca dos pressupostos teórico-metodológicos que permitiram a construção do referido modelo, que resultou de uma pesquisa realizada sobre o ensino da Astronomia para crianças, em uma instituição de ensino em São Paulo, Brasil. Como aproximações, o presente trabalho leva a uma proposta de desenvolvimento de formação básica para o ensino da Astronomia direcionada para professores pedagogos, bem como a possibilidade do ensino de conceitos basilares para crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.</p>2024-01-15T14:12:41-03:00Copyright (c) 2024 Douglas Manoel Antonio De abreu pestana dos Santoshttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7033Desafios à manutenção da saúde: Experiências de estagiárias em turismo2024-01-17T15:40:10-03:00Marlon Samir de Souza Scarabelli Limamarlon.lima@aluno.ufop.edu.brAlessandra Souza Carraraalessandra.carrara@aluno.ufop.edu.brKerley dos Santos Alveskerley@ufop.edu.br<p>O presente trabalho teve o objetivo de analisar as condições e vivências no trabalho dos estagiários do curso bacharel de turismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), nos tempos atuais, e as implicações em sua saúde mental. O artigo, com a abordagem qualitativa, se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica descritiva de natureza exploratória. A partir do levantamento, sintetizam-se algumas considerações: os estagiários estão vulneráveis a desconfortos nos respectivos ambientes de trabalho, todavia, a satisfação profissional segue positiva em alguns casos, e, naqueles não convictos, há falta de estrutura e qualidade de vida no trabalho.</p>2024-01-16T19:35:07-03:00Copyright (c) 2024 Marlon Samir de Souza Scarabelli Lima, Alessandra Souza Carrara, Kerley dos Santos Alveshttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7031Impacto dos fatores estruturais na saúde mental dos trabalhadores da UFOP2024-01-17T15:40:10-03:00Renato José Degli Espostirenatodegli12@gmail.comPedro Santospedrolucassanttosl@gmail.comKerley dos Santos Alveskerleysantos@yahoo.com.br<p>O objetivo deste estudo é analisar a qualidade de vida dos trabalhadores da UFOP, investigando a influência de fatores estruturais como o ambiente de trabalho, iluminação, estrutura física e a relação com a administração na saúde mental e no bem-estar desses trabalhadores. Pretende-se compreender como esses fatores podem afetar negativamente a qualidade do trabalho exercido pelos trabalhadores da UFOP e fornecer subsídios para a identificação de possíveis intervenções e melhorias nas condições de trabalho, visando a promoção de uma melhor qualidade de vida e bem-estar desses profissionais. Como metodologia foi utilizado a quali-quantitativa e o método exploratório, visto que é um tema pouco trabalhado por pesquisadores, além de ser carente de bibliografia. Com a ajuda de ferramentas, como a análise SWOT, foram examinadas as respostas dos 30 entrevistados, sendo que estas apresentavam mais críticas do que elogios. Por fim, conclui-se ser uma pesquisa relevante, tanto no campo de informações apresentadas, quanto no campo de contribuição bibliográfica.</p>2024-01-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Renato José Degli Esposti, Pedro Santos , Kerley dos Santos Alves