https://periodicos.ufop.br/alemur/issue/feedAlém dos Muros da Universidade2025-08-01T05:16:56-03:00Profa. Dra. Ângela Leão Andradeangelaleao@ufop.edu.brOpen Journal Systems<p style="text-align: justify;">ISSN: 2675-3693<br>O Periódico busca contribuir com a reflexão e a socialização de conhecimento sobre água, mulheres e educação. Esses temas podem ser resultantes de pesquisas, trabalho de extensão, ensaios teóricos ou discussões atuais inéditas. Também aceitam artigos de revisão. Publica textos em português, espanhol ou inglês.<br>Publicação do Programa de Extensão do Núcleo da Cátedra Unesco: Água, Mulheres e Desenvolvimento (NUCAT) da Escola de Minas (EM) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado profissional - em Sustentabilidade Socioeconômica Ambiental - UFOP.<br>Periodicidade semestral.</p>https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/8182Editorial2025-08-01T05:16:54-03:00Ângela Leão Andradeangelaleao@ufop.edu.br2025-07-31T20:30:36-03:00Copyright (c) 2025 Ângela Leão Andradehttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7926Entre linhas e saberes2025-08-01T05:16:54-03:00Tays Torres Ribeiro das Chagastays.chagas@ufop.edu.brBernardo Almeida Rochabernardob.rocha@hotmail.comEdson Fialho de Rezendeedsonfialho@ufop.edu.br<p>O presente relato de experiência apresenta a construção coletiva de uma exposição que teve como temática o trabalho, o corpo, a troca de saberes e o processo criativo. O evento foi realizado com a participação de 20 bordadeiras do coletivo Associação das Senhoras Artesãs (ASA), da comunidade local, bem como de 5 discentes, 1 docente e 1 técnico administrativo em educação (TAE) da UFOP. O coletivo, que integra o projeto de extensão "Mulheres de ASAs " foi selecionado para participar da programação cultural do Festival de Inverno 2024, por meio da criação de uma exposição e do desenvolvimento de um curta-metragem. Essa experiência possibilitou aos seus integrantes refletirem sobre os múltiplos saberes que cada um, de forma singular, possui, além de evidenciar a importância da transversalidade na troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e a comunidade local. Dessa forma, contribuiu para a valorização da cultura e para o reconhecimento da relevância da extensão universitária na formação dos discentes.</p>2025-07-31T12:06:51-03:00Copyright (c) 2025 Tays Torres Ribeiro das Chagas, Bernardo Almeida Rocha, Edson Fialho de Rezendehttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7834Reflexões sobre o PIBID e a transformação na formação educacional2025-08-01T05:16:55-03:00Hosana Preciosa Francisco Santoshosana.santos@gfe.ufsb.edu.brJaqson Alves Santosjaqsonalves@gmail.comPaulo Vinícius Brito dos Santos Oliveira paulo_vinicius20@yahoo.com.br<p class="Corpodetexto31" style="line-height: 150%;"><span style="font-size: 10.0pt; line-height: 150%;">A participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) constituiu uma experiência enriquecedora e transformadora, proporcionando crescimento acadêmico e pessoal. Durante esse período, foram concebidas duas oficinas de grande impacto pedagógico. A primeira, “Setembro Amarelo”, focalizou a conscientização sobre saúde mental, visando reduzir estigmas, promover apoio mútuo e capacitar os alunos para lidar com suas emoções e também auxiliar colegas. A segunda, sobre “hip-hop”, mostrou que esse movimento vai além da música, englobando dança, arte de rua, moda e linguagem, além de fortalecer a consciência negra e a diversidade cultural. A experiência demonstrou a importância do professor como mediador do ensino-aprendizagem e a relevância da colaboração entre universidade e escola. Durante o programa, foram desenvolvidas habilidades essenciais, como planejamento, execução e avaliação de atividades pedagógicas. A vivência em sala de aula e a interação com alunos e professores ampliou a compreensão dos desafios e potencialidades da prática docente. O Pibid reforça o compromisso com a educação e meu desejo de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva. Essa experiência fortaleceu minha convicção sobre o papel transformador da educação e a necessidade de práticas pedagógicas inovadoras e acessíveis.</span></p>2025-07-31T12:07:51-03:00Copyright (c) 2025 Hosana Preciosa Francisco Santos, Jaqson Alves Santos, Paulo Vinícius Brito dos Santos Oliveira https://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/8123Saberes em movimento2025-08-01T05:16:55-03:00Kerley dos Santos Alveskerley@ufop.edu.brÁurea Lana Leiteaurea.lana@hotmail.comElza Russoelzarusso@gmail.com<p>Este artigo analisa a estrutura, o conteúdo e a proposta pedagógica do curso "Trilha da Agroecologia 2025/1", oferecido pelo Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN) da Prefeitura de Belo Horizonte. A metodologia combina a análise documental do cronograma oficial do curso com um relato de experiência, a partir da vivência como participante. A análise está estruturada em cinco eixos temáticos que revelam a lógica do curso: os fundamentos técnicos e o solo vivo; a conexão com o território, a ancestralidade e as lutas sociais; as práticas e vivências em campo; a inserção nos sistemas alimentares e políticas públicas; e a integração com a saúde, a arte e a cultura. Conclui-se que a força da "Trilha" reside na sua capacidade de promover um intenso diálogo de saberes – científico, popular, tradicional e ancestral – e na sua metodologia territorializada, que conecta teoria e prática de forma indissociável. O curso se revela não apenas como uma formação técnica, mas como uma potente ferramenta de educação popular e de construção de uma cidadania biocultural, fundamental para o futuro de cidades mais sustentáveis.</p>2025-07-31T12:10:35-03:00Copyright (c) 2025 Kerley dos Santos Alves, Áurea Lana Leite, Elza Russohttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7915Samba, educação e território2025-08-01T05:16:55-03:00Kathiuça Bertollokathibertollo@gmail.comCamile Moreno Parente Ribeirocamile.ribeiro@aluno.ufop.edu.brCarmen Maria Caio Gomescarmen.gomes@aluno.ufop.edu.brClara Kefi de Barros Pintoclara.pinto@aluno.ufop.edu.brGeovana Cristina da Silvageovana.cs@aluno.ufop.edu.brJeferson Costa Limajeferson.costa@aluno.ufop.edu.brNadderson Otávio Fernandesnadderson.fernandes@aluno.ufop.edu.brTamires Assunção Fernandestamires.assuncao@aluno.ufop.edu.br<p>Este texto apresenta um relato de experiência vivenciada pela equipe do Programa de Educação Tutorial (PET) Economia - Conexão de Saberes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em torno do samba. Explicita o conjunto de atividades construídas e realizadas ao longo de 2024 que resultou na realização de uma excursão pedagógica ao Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRESS) Cidade Jardim, de Belo Horizonte – MG. Ao assumir o samba como temática de estudo e atuação, a equipe PET o inscreve como um importante elemento cultural da formação social brasileira, ou seja, uma expressão artístico-cultural que nos corporifica enquanto classe trabalhadora e nação. O resultado deste percurso interventivo foi a potencialização da formação crítica, interdisciplinar e generalista da equipe a partir da atuação e reflexões advindas das quatro áreas de formação dos bolsistas que compõem o PET, ressaltando-se a importância da extensão universitária e seu enraizamento no território para tanto.</p>2025-07-31T12:12:27-03:00Copyright (c) 2025 Kathiuça Bertollo, Camile Moreno Parente Ribeiro, Carmen Maria Caio Gomes, Clara Kefi de Barros Pinto, Geovana Cristina da Silva, Jeferson Costa Lima, Nadderson Otávio Fernandes, Tamires Assunção Fernandeshttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7807Atividades de educação e percepção ambiental por meio de metodologias ativas2025-08-01T05:16:55-03:00Fabyola Antunes Gonçalves Souzabyolasouza045@gmail.comWelington Ribeiro Aquino marqueswelingtonribeirom@gmail.comKerley dos Santos Alveskerley@ufop.edu.br<p>Esta pesquisa versa sobre a educação e percepção ambiental na escola. Objetivou-se investigar a percepção ambiental dos estudantes da educação profissional tecnológica utilizando metodologias ativas como estratégia pedagógica. Iniciou com uma pesquisa bibliográfica, envolvendo consulta de artigos, revistas e livros dedicados ao tema. Seguindo, realizou-se atividades interdisciplinares por meio de diversas vivências promovendo a sensibilização direcionada à temática. A próxima etapa abordou observação participativa e análise qualitativa dos alunos participantes. A coleta de dados envolveu questionários semiestruturados, entrevistas qualitativas e observação direta e participante, por meio de experiências multissensoriais e educacionais. Os resultados obtidos demonstraram a relevância de ações educativas nos espaços não formais de educação, estimulando a autonomia e o protagonismo dos alunos, atuantes no processo ensino-aprendizagem, fortalecendo a relação entre estudante, o ambiente natural, a valorização do patrimônio cultural e da sustentabilidade. Conclui-se que os estudantes demonstraram uma percepção positiva reconhecendo a relevância da preservação do meio ambiente de modo sustentável. Ao considerar a inter-relação entre percepção ambiental, educação e metodologias ativas, este estudo oferece uma contribuição significativa para a compreensão do uso de meios não tradicionais de ensino para promover a conscientização sustentável e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem.</p>2025-07-31T12:17:32-03:00Copyright (c) 2025 Fabyola Antunes Gonçalves Souza, Welington Ribeiro Aquino marques, Kerley dos Santos Alveshttps://periodicos.ufop.br/alemur/article/view/7934Universidades como promotoras da sustentabilidade2025-08-01T05:16:55-03:00Hércules Ferreirahercules.ferreira@aluno.ufop.edu.brKerley dos Santos Alveskerley@ufop.edu.br<p>A pesquisa realiza uma revisão sistemática da literatura (RSL), adotando uma abordagem qualitativa e exploratória-descritiva, investigando iniciativas voltadas à otimização de recursos, redução de impactos ambientais e promoção de uma cultura alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O objetivo deste estudo é analisar as estratégias de gestão ambiental e educação para a sustentabilidade presentes na literatura acadêmica, e identificar ações alinhadas à sustentabilidade na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Os artigos analisados destacam práticas como eficiência energética, gestão de resíduos, logística reversa e educação ambiental. A RSL identificou que universidades têm implementado ações sustentáveis, integrando ensino, pesquisa e extensão, como a instalação de painéis solares e programas de reciclagem. No caso da UFOP, as ações do Grupo de Gestão de Resíduos da Universidade Federal de Ouro Preto (GRUFOP) demonstram como a gestão de resíduos pode ser aprimorada na prática, reforçando a necessidade de engajamento institucional na construção de um campus mais sustentável. O estudo também aponta desafios na adoção de tecnologias emergentes e na formulação de políticas sustentáveis. Conclui-se que as universidades nos países abordados possuem grande potencial para inovação em sustentabilidade e para formar profissionais comprometidos com a Agenda 2030. O trabalho reforça a necessidade de pesquisas futuras que aprofundem o papel das instituições de ensino superior na promoção da sustentabilidade, com ênfase no contexto de Brasil e Portugal.</p>2025-07-31T20:18:03-03:00Copyright (c) 2025 Hércules Ferreira, Kerley dos Santos Alves