O negro na arte do século XIX

o caráter de excepcionalidade no Retrato do Intrépido Marinheiro Simão de José Correia de Lima

  • Nara Petean Marino Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP
Palavras-chave: Retrato, Academia Imperial de Belas Artes, Iconografia de Negros

Resumo

Este trabalho procura estabelecer as relações e os diálogos que o Retrato do Intrépido Marinheiro Simão, carvoeiro do vapor Pernambucana (1853-57), de José Correia de Lima, trava com outros retratos e com a iconografia de negros no Brasil Oitocentos, buscando abarcar as problemáticas dos estudos visuais que, por sua vez, estuda a imagem dentro de um complexo panorama, envolvendo obra, autor, circulação, instituição.

Referências

ADES, Dawn. Arte na América Latina. A Era Moderna, 1820-1980. São Paulo:
Cosac & Naify Edições, 1997.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In:
ADORNO et al. Teoria da Cultura de massa. Trad. de Carlos Nelson Coutinho.
São Paulo: Paz e Terra, 2000. p. 221-254.
BITTENCOURT, Renata. Modos de negra e modos de branca: o retrato “Baiana”
e a imagem da mulher negra na arte do século XIX. 2005. Dissertação de Mestrado,
Ifch-Unicamp, Campinas, 2005.
CARDOSO, Rafael. A arte brasileira em 25 quadros [1790-1930]. Rio de Janeiro
e São Paulo: Editora Record, 2008.
CASTELNUOVO, Enrico. Retratos e sociedade na arte italiana: ensaios de
história social da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
CHRISTO, Maraliz de Castro Vieira. A pintura de história no Brasil do século
XIX: panorama introdutório. In ARBOR. Ciencia, Pensamyento y Cultura. Vol.
185, n. 740, nov/dic.2009.
Disponível em: http://arbor.revistas.csic.es/index.php/arbor/article/
viewArticle/386.
COLI, Jorge. Como estudar a arte brasileira do século XIX? In: O Brasil
redescoberto. Catálogo da exposição no Paço Imperial do Rio de Janeiro, set. -
nov. 1999.
GONZAGA-DUQUE, Luis. A Arte Brasileira. Campinas/SP: Mercado das Letras,
1995.
GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Debaixo da imediata proteção de Sua Majestade Imperial: o IHGB (1838-1889). Revista do Instituto Histórico e
Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: 156 (388), jul./set. 1995.
KNAUSS, Paulo. O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual.
ArtCultura (Uberlândia), v. 8, n. 12, p. 97-115, jan-jun, 2006.
KOSSOY, Boris. O olhar europeu: o negro na iconografia brasileira do século
XIX. São Paulo: Edusp, 1994.
LIMA, Valéria Alves Esteves. A Academia Imperial das Belas-Artes: um projeto
político para as artes no Brasil. 1994. Dissertação de Mestrado, Ifch-Unicamp,
Campinas, 1994.
MARMOTA FLUMINENSE. Jornal de modas e variedades. Rio de Janeiro;
Empresa Typographica Dous de Dezembro. Impressões da Casa Imperial, 11 de
novembro de 1853, n. 417. Disponível em < http://memoria.bn.br/pdf/706906/
per706906_1853_00417.pdf>.
MELLO JÚNIOR, Donato. As exposições gerais na Academia Imperial das Belas
Artes no Segundo Reinado. In CHSR. Com. Hist. Art. Rio de Janeiro : IHGB, 1975.
MENEZES, Ulpiano T. Bezerra. Fontes visuais, cultura visual, História visual.
Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História. São
Paulo, v. 23, n. 45, pp. 11-36, 2003.
MIGLIACCIO, Luciano. O Século XIX. In: Arte do Século XIX. Catálogo da
Mostra do Redescobrimento. São Paulo, Fundação Bienal de São Paulo, 2000.
MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES. Catálogo da Exposição Geral de Belas
Artes de 1879. Rio de Janeiro, Typographia de Pereira Braga & C. Disponível em
.
REVISTA ESTRANGEIRA. Lisboa, Typographia de Castro & Irmão, 1853-
1862. Disponível em http://books.google.com.br/books?id=tK8iAQAAIAAJ
&pg=PA186&lpg=PA186&dq=o+marinheiro+sim%C3%A3o&source=bl&ots=
ejOs-5ujiX&sig=7fJNSTHBsa47PAw6vI1eZaCuy3Q&hl=pt-BR&ei=3ojITOy5-
Mcqs8Abqptz8Bg&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=7&ved=0CDQQ
6AEwBg#v=onepage&q=o%20marinheiro%20sim%C3%A3o&f=false
SANTOS, Renata. A imagem gravada: a gravura no Rio de Janeiro entre 1808 e
1853. Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2008.
SILVA, Úrsula Rosa. A Fundamentação estética da crítica de arte em Angelo
Guido: a crítica de arte sob o enfoque de uma história das idéias. PUCRS, 2002.
Publicado
2013-12-31
Seção
Dossiês temáticos