Por uma história social do Nuevo Cine Latinoamericano

Uma análise da recepção do filme La Hora de los Hornos (Grupo Cine Liberación, 1968)

  • Vinicius Santos Medeiros Universidade Federal Fluminense

Resumo

Este breve artigo tem a finalidade de analisar a recepção do filme La Hora de Los Hornos (Cine Liberación, 1968), a partir de críticas referentes às revistas Cine Cubano e Cine Del Tercer Mundo, ambas do final da década de 1960. A perspectiva analítica e teórico-metodológica provém basicamente da História Social do Cinema, que prima em grande medida pelo circuito comunicacional do cinema, a saber: produção-circulação-consumo. Para tanto, inicialmente, busco caracterizar em linhas gerais o cinema latino-americano nas décadas de 1950 e 1960, visando responder por que o filme de Fernando Solanas e Octavio Getino é considerado uma obra do Nuevo Cine Latinoamericano (NCL).

Publicado
2013-12-31
Seção
Dossiês temáticos