A fotografia abstrata em José Oiticica Filho (1906- 1964) e em Geraldo de Barros (1923-1998)

um estudo de caso

  • Carolina Martins Etcheverry Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUC/RS

Resumo

Este artigo é o resultado de minha tese de doutorado, voltado para uma reflexão sobre as fotografias dos artistas brasileiros Geraldo de Barros e José Oiticica Filho criadas entre os anos de 1950 e 1964 as quais, devido ao seu referente não ser claramente identificável constituem um desafio ao observador. A autoridade documental da fotografia é questionada através da criação de imagens que se colocam contra a ideia de mimese do real. Procuramos definir o conceito de fotografia abstrata a partir de diversos autores, bem como procuramos inserir este tipo de imagem dentro de um contexto maior das artes visuais e da própria história da fotografia. Utilizamos o método comparativo, partindo da ideia de que as imagens possuem diversas temporalidades, para pensar na negação da valorização do conteúdo em detrimento da forma, negação essa alcançada pelos fotógrafos em técnicas experimentais.

Publicado
2022-03-25
Seção
Dossiês temáticos