Estamos Condenados ao Moderno

Arte Neoclássica e Arte Moderna nos Salões Municipais de Belas Artes de Belo Horizonte

  • Rodrigo Vivas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gisele Guedes Universidade Federal de Minas Gerais
Palavras-chave: Salão Municipal de Belas Artes, Arte Moderna, Arte Neoclássica

Resumo

O presente trabalho aborda questões referentes às modificações dos critérios artísticos nos Salões de Arte da Prefeitura de Belo Horizonte focando no debate ocorrido na década de 1950 sobre as duas categorias de premiação: Arte Neoclássica e Moderna. A proposta é a (re)condução destas obras ao primeiro plano de análise, contrariando a tendência comum da atual historiografia de arte mineira em valorizar explicações de determinação “política” ou “social” em detrimento a análise de obras específicas. A revisão deste quadro visa apreender a imagem visual em sua totalidade, em sua capacidade de desdobramento em vários níveis de percepção por meio da inclusão dos conceitos relativos à “função”, “destinação” e “problema artístico” no termo inicial de “autenticidade”.

Publicado
2013-12-31