“Manar de ...”: reconfigurações do conceito de lar no conto “Manar of Hama” de Mohja Kahf
Palavras-chave:
Exílio, Lar, Mohja Kahf, Pertencimento
Resumo
As experiências vivenciadas no exílio são individuais e únicas. Para alguns, elas operam uma aproximação entre a nova cultura e aquela que eles trazem consigo. Para outros, pode ser uma experiência de divisão, de subtração. O presente trabalho pretende analisar como a protagonista do conto “Manar of Hama”, da autora árabe-estadunidense Mohja Kahf, lida com o sentimento de displaçamento e isolamento diante da sua nova vida nos Estados Unidos. Pretende-se discutir também a mudança de perspectiva em relação ao conceito de lar. Se, em um primeiro momento, todas as suas referências de lar estão relacionadas à Síria, em um segundo, o conto apresenta um deslocamento dessa percepção. E o que lhe é mais familiar nos EUA também passa a constituir um espaço de pertencimento e conforto.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-23
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.