A categorização e a recategorização do frame Acre no processo de referenciação de uma desnotícia
Palavras-chave:
Frame, Recategorização, Desnotícia, Acre
Resumo
Com base na visão sociocognitiva de língua e na abordagem linguístico-conceptual de frame, analisamos, neste artigo, a desnotícia Google nega ter apagado o Acre do serviço GoogleMaps. Nosso objetivo foi desvelar o frame ACRE a partir das recategorizações que o objeto de discurso o Acre sofreu por meio das expressões nominais referenciais. Além disso, verificamos qual o frame ACRE nos textos da história desse estado e comparamos com o frame evocado na desnotícia, pois, segundo a abordagem da semântica de frames, a constituição de um frame é baseada nas experiências e conhecimentos de mundo das pessoas. Portanto, quando a desnotícia trata do Acre, ela faz com que o leitor conceba um frame para o Acre com base no que ele sabe sobre esse estado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2014-06-23
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.