O Romance da Pedra do Reino: o seu lugar na história
Palavras-chave:
Ariano Suassuna, O Romance da Pedra do Reino, história da literatura brasileira
Resumo
Apresenta-se uma descrição de quatro elementos estruturantes de O Romance da Pedra do Reino, de Ariano Suassuna: o enredo, o narrador, o seu componente meta-literário e a sua relação com a história política e intelectual do Brasil. Isso serve de apoio para a sua interpretação como “narrativa enciclopédica” e “épica moderna”, subgêneros definidos, respectivamente, por E. Mendelson e F. Moretti. Acredita-se que a inserção daquela obra nessas duas categorias finalmente esclarecerá o lugar que ela almejava ocupar na história da literatura e da cultura brasileira, em seu momento original de publicação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.