Estereótipos que refletem identidades de gênero e orientação sexual expressos por estudantes de 1º ano do ensino médio

  • LUDMILA AMENO RIBEIRO Mestranda em Estudos de Linguagens no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
  • MARIA RAQUEL BAMBIRRA Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Palavras-chave: Letramento crítico, Identidades de gênero, Orientação sexual, Estereótipos, Teoria Queer

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo piloto que procurou levantar os estereótipos emergentes do discurso de 18 estudantes de 1º ano do Ensino Médio de uma escola regular de Belo Horizonte. Os informantes tiveram acesso a 33 imagens pertencentes a cinco categorias: (1) família heterossexual e família homoafetiva; (2) papel social dos gêneros; (3) orientação afetivo sexual dos gêneros; (4) expressões de gêneros; e (5) comportamento social dos gêneros. Por meio de um quadro, registraram a impressão que tiveram ao lidar com cada uma. Com base na Teoria Queer, verificou-se que a visão predominante reflete o padrão heteronormativo de relações humanas – a despeito de lidarem com a multiplicidade de identidades e de expressões de gêneros sexuais, esses estudantes fazem julgamentos de valor e agem de forma preconceituosa. Parece necessário que a escola enfrente abertamente as questões de identidade e de orientação sexual para efetivamente cumprir sua função social.

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