Dona Benta: uma mediadora de leitura em Peter Pan, de Monteiro Lobato

  • Patrícia Beraldo Romano Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/ Universidade Presbiteriana Mackenzie
Palavras-chave: Mediação de leitura, Dona Benta, Professores

Resumo

O artigo em questão pretende apresentar, à luz das discussões atuais sobre mediação de leitura, como a personagem Dona Benta, das obras infantis de Monteiro Lobato, representa uma tipologia de mediação que poderia auxiliar os professores-mediadores atuais. Para isso, utilizamos como referencial teórico Cerrillo, Larrañaga, Yubero (2002), Cosson (2014), Silva (2009), Ceccantini (2009) dentre outros estudiosos. Nossos objetivos são os de apresentar Dona Benta, contadora-mediadora de leitura na obra infantil Peter Pan e, a partir de diversos exemplos desse texto, verificar como ela desenvolve competências mediadoras que se revelam no texto infantil lobatiano e poderiam servir de orientação para professores no processo de mediação de leitura na escola.

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Biografia do Autor

Patrícia Beraldo Romano, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/ Universidade Presbiteriana Mackenzie
Doutoranda em Letras na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora efetiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará- campus de Marabá. Área de atuação: literatura infantojuvenil, práticas de ensino e estágio supervisionado, práticas de leitura.
Publicado
2016-08-27
Seção
Artigos