O alçamento das vogais médias pretônicas em falares mineiros: os dados
Resumo
O objetivo deste é artigo é apresentar a técnica de coleta de dados sobre o alçamento das vogais médias pretônicas em duas cidades do estado de Minas Gerais: Divinópolis e Grão-Mogol. Adotamos o modelo da Sociolinguística laboviana (LABOV, 1972). BISOL (1981), dentre outros, defende que as vogais médias [e,o] alçam para vogais [i,u] porque, por harmonização vocálica, assimilam o traço de altura das vogais [i,u] da sílaba seguinte, como em p[i]ru. ABAURRE-GNERRE (1981), dentre outros, defende que o alçamento ocorre devido a um processo de redução vocálica influenciado pelas consoantes adjacentes, como em s[i]nhora e b[u]neca. VIEGAS (1987), dentre outros, demonstrou a importância do item lexical para a ocorrência do alçamento. O processo de redução vocálica e o papel dos itens lexicais carecem ainda de explicações. Nosso objetivo é investigar o papel do item lexical e das consoantes adjacentes neste processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.