"A hora da estrela", de Clarice Lispector: reflexões sobre a (des)igualdade social

  • Shirley Maria de Jesus FALE - UFMG

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de mostrar como os estudos do discurso podem tratar da questão da exclusão do outro na Literatura, a partir da obra A hora da estrela, de Clarice Lispector (2006). Para tanto, serão retomadas as reflexões de Barros (2015), Hall (1999) e Landowski (2012). Trataremos, assim, das relações entre identidade, intolerância e exclusão, com o objetivo de mostrar a exclusão do diferente como sanção pragmática nos discursos intolerantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirley Maria de Jesus, FALE - UFMG

Doutoranda em Linguística do Texto e do Discurso pela UFMG. Mestre em Literaturas de Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002). Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999). Pós-graduada em Consultoria Empresarial pelo Centro Universitário Newton Paiva (2006). e-mail: linguaportuguesa.shirleymaria@gmail.com

Referências

ALENCAR, J. de. Lucíola. Fortaleza: Ed. Armazém da Cultura, 2011.
BARROS, D. P. de. Intolerância, preconceito e exclusão. In: LARA, Glaucia Proença; LIMBERTI, Rita Pacheco. (Orgs.) Discurso e (des)igualdade social. São Paulo: Contexto, 2015, p. 61-78.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 2012.
BRASIL. Declaração universal dos direitos humanos. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 2010.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 3. ed. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guaciara Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
LANDOWSKI, E. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2012.
LISPECTOR, C. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2006.
Publicado
2016-12-31
Seção
Artigos - Fluxo contínuo