Infância e ritos de passagem em "Campo geral", de Guimarães Rosa

  • Telly Will Fonseca Almeida Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES
  • Telma Borges Universidade estadual de Montes Claros-UNIMONTES
Palavras-chave: Guimarães Rosa, Campo Geral, Ritos de passagem, Infância, Corpo de Baile.

Resumo

Este artigo propõe uma análise da representação da infância em Campo Geral, de Guimarães Rosa, levando em consideração a abordagem sócio-histórica explorada pelo narrador. Neste sentido, apresenta-se uma infância na qual se mesclam elementos antigo-medievais e modernos em constante ciclo de tensão, conforme Jaques Le Goff. Ao analisar o conceito de infância com essa perspectiva, sem refutar os elementos míticos e místicos, consideramos que os componentes contraditórios da narrativa não são solucionados, mas potencializados por meio de ritos de passagem experimentados pelo protagonista Miguilim: os medos, os conflitos, as perdas e as separações que fazem parte dessa concepção antropológica da infância na narrativa rosiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telly Will Fonseca Almeida, Universidade Estadual de Montes Claros-UNIMONTES
Possui Mestrado em Letras/ Estudos Literários, com ênfase em Literatura Brasileira, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS-UNIMONTES. Licenciado em Letras Português pela mesma Universidade. Pesquisador na área de Ensino de Língua Materna/ Análise de Livros de Língua Materna e Currículo da Educação Básica.
Telma Borges, Universidade estadual de Montes Claros-UNIMONTES

Possui graduação em Letras (1994), mestrado Teoria da Literatura (Uma arqueologia para Cesário Verde, 2000) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduíche na Universidade Nova de Lisboa. É autora do livro A escrita bastarda de Salman Rushdie, publicado em 2011 pela Annablume, resultado de seu doutorado. Atualmente é professora do mestrado e da graduação em Letras da Universidade Estadual de Montes Claros; chefe do Departamento de Comunicação e Letras. Atua como coordenadora do subprojeto Letras a Mais no PIBID; coordena o Grupo de Pesquisa Nonada, cadastrado no CNPq, no qual desenvolve o projeto Enciclopédia do Grande sertão II – Corpo de baile, de João Guimarães. Tem vários artigos publicados em periódicos e capítulos de livros. Organizou o livro Ser Tao João, editado em 2011 pela editora Annablume. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, Teoria Literária e Literatura comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Camões, Cesário Verde, Guimarães Rosa, Salman Rushdie, Literatura Brasileira contemporânea: Milton Hatoum e Ronaldo Correia de Brito. Teoria da Literatura, Memória, Identidade, Gênero e Alteridade.

Referências

ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2. ed. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BORGES, T. Os bastardos do sertão rosiano. In: XI Encontro Regional da Abralic, 2007, São Paulo. Literatura e outros saberes, 2007. [Anais] Disponível em: . Acesso em 09/09/2009.
CASTRO, A. J. A. e. O alívio das manhãs: permanência e transgressão na obra Corpo de Baile de João Guimarães Rosa. 135 f. 2005. (Dissertação de Mestrado em Estudos Literários) – Faculdades de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
GENNEP, A. V. Ritos de passagem. Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis; Vozes, 1978.
LE GOFF, J. História e Memória. Trad. Bernardo Leitão. 5. ed. São Paulo: UNICAMP, 2005.
LISBOA, H. O motivo infantil na obra de Guimarães Rosa. In: COUTINHO, E. F. (Org.). Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. p. 170-178, 1983 (mês). (Coleção Fortuna Crítica).
NOGUEIRA, E. S. Percepção e experiência poética: estudo para uma análise de “Campo Geral”, de J. Guimarães Rosa, 2004. (Dissertação de Mestrado em Teoria e História Literária) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.
PASSARELLI, P. As personagens e suas estórias: uma leitura de três narrativas de Corpo de Baile, de Guimarães Rosa. 2007. 133 f. (Dissertação de Mestrado em Teoria Literária e Estudos Comparados). São Paulo: Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Universidade de São Paulo.
PEIRANO, M. Rituais ontem e hoje. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Trad. Suzana Menescal de Alencar Carvalho e José Laurenio de Melo. São Paulo: Graphia, 1999.
RESENDE, V. M. O menino na literatura brasileira. São Paulo: Perspectiva, 1988.
ROSA, G. Campo geral. In: Manuelzão e Miguilim: (Corpo de Baile). 11. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SCARANO, J. Criança esquecida das Minas Gerais. In: DEL PRIORE, M. (Org.). História das Crianças no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2007.
SILVA, A. S. Guimarães Rosa e Mia Couto: Ecos do Imaginário infantil. 2006. 121 f. (Dissertação de Mestrado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) – Faculdades de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Disponível em: . Acesso em 03/082008.
SOUZA, S. J. Infância e linguagem: Bachtin, Vygotsky e Benjamin. 6. ed. São Paulo: Papirus, 1994.
STEARNS, P. N. A infância. Trad. Mirna Pinsky. São Paulo: Contexto, 2006.
TEODORO, M. A. de A.; DUARTE, M. C. T. Entre perdas e ganhos: uma leitura de Miguilim, de João Guimarães Rosa. In: COLE (Congresso de Leitura do Brasil), 16, 2007, Campinas: Unicamp. Disponível em: . Acesso em 05/012010.
Publicado
2016-12-31
Seção
Artigos - Dossiê