Reforço e Permanência do Estereótipo Mineiro: Uma Reflexão Sobre Piadas
Resumo
Este artigo apresenta uma noção de discurso e alguns de seus funcionamentos (formação discursiva, paráfrase e pré-construído), tais como tomados pela escola francesa de análise do discurso, com o objetivo de analisar algumas piadas sobre mineiro/mineiridade. Para tal objetivo, na metodologia do trabalho foram identificados enunciados de base que reforçam o imaginário sobre o ser mineiro contido no discurso sobre mineiridade das piadas, e, a partir daí, procedeu-se à análise. Na análise procurou-se vincular a imagem atribuída ao povo mineiro a elementos que têm origem na história do estado de Minas Gerais. A pesquisa concluiu que o discurso atribui ao mineiro a imagem de roceiro, religioso, precavido e povo que possui um dialeto próprio.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.