Estudo toponímico dos municípios baianos: resultado preliminar
Resumo
Conciliando as abordagens teóricas da Etnolinguística e da Lexicologia, com foco na Onomástica, apresenta-se resultado preliminar do estudo dos topônimos dos municípios do Estado da Bahia presentes nos volumes XX e XXI da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2 de julho de 1958. Neste artigo, expõe-se uma amostra dos dados coletados, enfatizando aspectos etimológicos e motivacionais predominantes no corpus analisado. Nos exemplos apresentados, destaca-se a supremacia da influência portuguesa e indígena, ao tempo em que se analisa a pouca representatividade da presença africana na toponímia baiana. Para a análise do corpus, é utilizado o sistema taxonômico proposto por Dick (1990) para um trabalho toponímico e os dados coletados, contendo informações referentes aos aspectos etimológicos, morfológicos e motivacionais dos topônimos, são registrados em fichas lexicográfico-toponímicas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Edição
Seção
Artigos
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.