O fantasma em Murther and Walking Spirits: reflexões sobre o gótico e o pós-colonial
Resumo
Como objetivo desse trabalho, buscou-se observar como esse sujeito pós-colonial se expressa e como se dá a busca por identidade(s) a partir da análise de uma obra do gênero gótico, o romance Murther and walking spirits, do canadense Robertson Davies, que apresenta em sua obra várias facetas do pós-colonialismo, que às vezes explora o ponto de vista do canadense nato, às vezes do inglês quem fugido da guerra, vai para o Canadá ou ainda do escocês que imigra em busca de novas oportunidades no novo mundo. Os personagens de Davies, principalmente o fantasma, transitam por diversas eras, expondo a visão de um sujeito que até pouco tempo vivia o pós-colonialismo de um país que, por mais que goze de uma certa liberdade, ainda hoje vive subjugado pela coroa britânica, ao mesmo tempo que é constantemente sobreposto pelo poderio econômico e cultural dos EUA, se encontrando, dessa forma, no limiar de mundos.
Downloads
Referências
BOTTING, Fred. Gothic. New York: Routledge, 2014
DAVIES, Robertson. Murther and the walking spirits. Toronto: Penguin group, 2011.
FREUD, Sigmund. The uncanny. London: Peguin, 2003.
HALL, Stuart. ‘When was the postcolonial? Thinking at the limit. In: CHAMBERS, Iain; CURTI, Lidia. The post-colonial question. London: Routledge, 1996.
HOAD, T.F. The concise oxford dictionary of English etymology. London: Oxford university press, 1996.
JUNG. C.G. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. São Paulo: Editora Vozes LTDA, 2014.
NG, Andrew Hock Soon. Interrogating interstices: gothic aesthetics in postcolonial Asian and Asian American literature. Oxford: Peter Lang, 2007.
FRY, Paul H. Theory of literature. New Haven: Yale university press, 2012.
RUDD, Alison. Postcolonial gothic fictions from the Caribbean, Canada, Australia and New Zealand. Cardiff: University of Wales press, 2010.
SAID. Edward W. Culture and imperialism. New York: Vintage Books, 1994.
SEDGWICK, Eve Kosofsky. The coherence of gothic conventions. New York: Methuen, 1986.
SCABOROUGH, Dorothy. The supernatural in modern English fiction. London: Forgotten books, 2013.
WOODWARD, Kathryn. Identidade e diferença: A perspectiva dos estudos culturais. São Paulo: Câmara Brasileira dos Livros, 2012.
YOUNG, Robert J. C. Postcolonialism: An historical introduction. Oxford: Blackwell, 2001.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.