Atividade de leitura aliada ao ensino da conjunção "e" em poemas: uma perspectiva funcionalista

  • Fernanda Trombini Rahmen Cassim Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: Funcionalismo, Leitura, Ensino, Conjunção

Resumo

Muitas vezes, a definição da classe dos conectivos, bem como as classificações deles propostas pela gramática tradicional não são suficientes. A visão estruturalista e tradicional utiliza-se dos critérios semânticos, sintáticos e morfológicos para explicar a classe dos conectivos, de maneira independente e isolada, sem aplicação prática, partindo da regra pura e sistemática, sem considerar os diversos usos do falante de língua portuguesa. Por isso, propomos, neste trabalho, duas atividades de leitura que auxiliem o aluno na aprendizagem da gramática, em especial do conectivo “e”.  Para tanto, analisaremos como o conectivo “e” é abordado pelas gramáticas, observando as deficiências das definições oferecidas aos alunos, e proporemos algumas atividades de leitura que desenvolvam a capacidade de análise e de compreensão das relações que esse conectivo pode realizar. Nesse ínterim, o trabalho com a gramática será embasado teoricamente pela linguística funcional. Assim, pretendemos imbricar em nossa análise funcionalismo e leitura, propondo atividades que trabalhem o conhecimento linguístico, textual e de mundo do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Trombini Rahmen Cassim, Universidade Estadual de Maringá
Doutoranda em Letras - Descrição Linguística, pela Universidade Estadual de Maringá

Referências

ANTUNES, I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.
__________. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
__________. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
DIK, C. S. The Theory of Functional Grammar. Dorderecht-Holland/Providence RIEUA: Foris Publications, 1989.
CASTILHO, A.T. Nova Gramática do Português Brasileiro. S. Paulo: Contexto, 2010.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.
CORACINI, M. J. Leitura: decodificação, processo discursivo...? In: CORACINI, M.J. (org.). O jogo discursivo na aula de leitura: língua materna e língua estrangeira. 3ª Ed., Campinas, SP: Pontes Editores, 2010, p. 13-20.
CUNHA, C. & CINTRA, L. Nova Gramática do Português Contemporâneo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
DECAT, B. Por uma abordagem da (in)dependência de cláusulas à luz da noção de “unidade informacional”. Scripta (Lingüística e Filologia), v.2, n.4, Belo Horizonte: PUC Minas, 1º sem 1999b, p. 23-38.
GONÇALVES, M. S. & RIOS, R. Português em outras palavras. São Paulo: Scipione, 1997.
GIVÓN, T. Functionalism and grammar. Amsterdam/Philadelphia: J. Benjamins, 1995.
HASHIGUTI, S. T. Nas teias da leitura. In: BOLOGNINI, Carmen Zink. (Org.). Discurso e ensino: prática de linguagem na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2009. p.19-27.
KLEIMAN, A. Texto e leitor: Aspectos cognitivos da leitura. 15ª Ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2013, p.15-70.
NEVES, M. H. M. Gramática de usos do português. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
OLIVEIRA, F.M. A configuração textual da seção de metodologia em artigos acadêmicos de linguística aplicada. 2003. 134f. Dissertação (mestrado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.
INDURSKY, F. O texto nos estudos da linguagem: especificidades e limites. In: ORLANDI, E., LAGAZZI-RODRIGUES, S. (orgs.). Discurso e textualidade. 2ª Ed. Campinas, SP: Pontes, 2010, p. 35-79.
POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de leitura do Brasil, 1996.
SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1998.
TRAVAGLIA, L. C.. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
__________. Gramática: ensino plural. 4 ed. rev. São Paulo: Cortez, 2009.
Publicado
2017-08-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo