Controle seu bolso: o discurso prescritivo da mídia sobre finanças pessoais

  • Leusa Bezerra Santos Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Palavras-chave: Notícias, Finanças, Autoajuda, Análise do discurso.

Resumo

Saia do vermelho. Pague as contas em dia. Esses são alguns conselhos trazidos pela mídia quando o assunto é finanças pessoais. Como é construído o leitor nesse tipo de abordagem? A quais discursos remete? Este artigo visa a responder esses questionamentos e investiga, à luz da análise do discurso francesa, os sentidos que emergem desses tipos de enunciados em manchetes de capa de jornais e como ligam-se ao discurso de autoajuda. Verificamos que os enunciados jornalísticos sobre a vida financeira das pessoas se inscrevem em formações discursivas que remetem à imposição velada do discurso de autoajuda e também aderem ao leitor o sentido de que este precisa de orientação financeira. Foram utilizadas as contribuições de Pêcheux (1969, 1975; 1988), principal teórico da linha francesa de análise do discurso, além de Orlandi (1998), Courtine (2009). As ideias de Rüdiger (1996) sobre autoajuda foram decisivas para as considerações construídas.

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Biografia do Autor

Leusa Bezerra Santos, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap)
Jornalista, mestra em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

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Publicado
2017-08-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo