Reflexões sobre as possíveis contribuições da Linguística do Corpus para a Gramática Sistêmico Funcional: Transitividade e Classificação de Processos

  • Rodrigo Esteves de Lima Lopes Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Gramática Sistêmico-Funcional, Linguística do Corpus, Concordância, Colocações, Transitividade, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir critérios para classificação de processos dentro do escopo da Gramática Sistêmico-Funcional, a partir de uma abordagem baseada em corpus. Argumenta-se que as características semânticas dos processos podem ser mapeadas a partir de suas colocações, estabelecendo, assim, padrões gramaticais que poderiam servir como parâmetro de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Esteves de Lima Lopes, Universidade Estadual de Campinas
Professor do departamento de Linguística Aplicada e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada do Instituto de Estudos da Linguagem – IEL da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, São Paulo, Brasil

Referências

BARBARA, L.; GOUVEIA, C. A M. It is not there , but [ it ] is cohesive : the case of pronominal ellipsis of subject in Portuguese. Direct Pap., v. 46, p. 1–13, 2001.
BEAUGRANDE, R. “Register” in discourse studies: a concept in search of a theory. In: GHADESSY, M. (Ed.). . REGISTER ANALYSIS Theory and Practice Edited by Theory and Practice. Open linguistics series. London ; New York : New York, NY, USA: Pinter Publishers ; Distributed in the U.S. and Canada by St. Martin’s Press, 1993. p. 7–25.
BEAUGRANDE, R. DE. Descriptive linguistics at the millennium : Corpus data as authentic language. Journal of Language and Linguistics, v. 1, n. 2, p. 1–26, 2002.
BERBER SARDINHA, T. Lingüística de Corpus: histórico e problemática. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 16, n. 2, p. 323–367, 2000.
BIBER, D.; CONRAD, S.; REPPEN, R. Corpus Linguistics: investigating language structure and use. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
BIBER, D.; GRAY, B. Grammatical Complexity in Academic English. Cambridge: Cambridge University Press, 2016.
CHAMBERS, A. What is data-driven learning? In: O’KEEFFE, A.; MCCARTHY, M. (Eds.). . The Routledge Handbook of Corpus Linguistics. [s.l.] Routledge, 2010.
GOUVEIA, C. A. M. Towards a profile of the interpersonal organization of the portuguese clause. DELTA, v. 26, p. 1–24, 2010.
GOUVEIA, C. A M.; BARBARA, L. Marked or unmarked that is NOT the question , the question is : Where ’ s the Theme ? Direct Pap., v. 45, p. 1–20, 2001.
GRANGER, S.; HUNG, J.; PETCH-TYSON, S. (EDS.). Computer learner Corpora, Second Language Acquisition and Foreign Language Learning. Amsterdam: John Benjamins, 2002.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. Baltimore: University Park Press, 1978.
HALLIDAY, M. A. K. An Introduction to Functional Grammar. 2a ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. Computational and quantitative studies. London ; New York: Continuum, 2005.
HALLIDAY, M. A. K. Language and education. London ; New York, NY: Continuum, 2007.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Construing Experience through meaning: A language approach to cognition. London / New York: Continnuum, 1999.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 3rd ed ed. London : New York: Arnold ; Distributed in the United States of America by Oxford University Press, 2004.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. Halliday ’ s Introduction to Functional Grammar. Fourth Edi ed. New York: Routledge, 2014.
HASAN, R. Towards a paradigmatic description of context: systems, metafunctions, and semantics. Functional Linguistics, v. 1, n. 1, p. 9, 2014.
KRESS, G. Against Arbitrariness: The Social Production of the Sign as a Foundational Issue in Critical Discourse Analysis. Discourse & Society, v. 4, n. 2, p. 169–191, 1 abr. 1993.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Cohesion in English. London: Longman, 1976.
LIMA-LOPES, R. E. DE. Estudos de Transitividade em Língua Portuguesa: O Perfil do Gênero Cartas de Venda. [s.l.] Dissertação de Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem - LAEL/PUCSP, 2001.
LIMA-LOPES, R. E. DE. Levantamento de Processos em Cartas de Mala Direta. Trabalhos em Linguística Aplicada, v. 44, n. 1, p. 133–160, jun. 2005.
LIMA-LOPES, R. E. DE. Processos relacionais em cartas publicitárias. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 8, n. 1, p. 35–69, 2008.
LIMA-LOPES, R. E. DE. Transitivity in Brazilian Greenpeace’s electronic bulletins. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 2, p. 413–439, jun. 2014.
LIMA-LOPES, R. E. DE; VENTURA, C. A transitividade em Português. DIRECT Pap. -- CEPRIL, PUCSP, AELSU, Liverpool Univ., v. 55, p. 1–22, 2008.
LUKIN, A. et al. Halliday’s model of register revisited and explored. Linguistics and the Human Sciences, v. 4, n. 2, maio 2011.
MARTIN, J. R. Grammar meets Genre. Language (Baltim)., p. 1–31, 2000.
MARTIN, J. R.; ROSE, D. Genre Relations. London: Equinox, 2008.
MATTHIESSEN, C. M. I. M. Register in the round: diversity in a unified theory of register analysis. In: GHADESSY, M. (Ed.). . Register analysis: theory and practice. Open linguistics series. London ; New York : New York, NY, USA: Pinter Publishers ; Distributed in the U.S. and Canada by St. Martin’s Press, 1993. p. 221–292.
SAUSSURE, F. DE. Course in general linguistics. LaSalle, Ill: Open Court, 1986.
SINCLAIR, J. Corpus, Concordance, Colocation. Oxford: Oxford University Press, 1991.
STUBBS, M. Text and corpus analysis. London: Blackwell, 1996.
THOMPSON, G. Introducing functional grammar. London: Arnold, 1996.
THOMPSON, G. Introducing functional grammar. 2. ed. London/New York: Arnold, 2004.
VENTURA, C. S. M.; LIMA-LOPES, R. E. DE. O Tema: caracterização e realização em português. DIRECT Papers, v. 47, n. Siqueira 2000, p. 1–81, 2002.
Publicado
2017-12-30
Seção
Artigos - Fluxo contínuo