O uso do artigo definido diante de antropônimos e pronomes possessivos em duas cidades do sertão pernambucano

  • Adeilson Pinheiro Sedrins UFRPE
  • Dereck Kassio Ferreira Pereira
  • Claudia Roberta Tavares Silva
Palavras-chave: Artigo definido, Antropônimo, Pronome possessivo, Língua falada.

Resumo

Neste artigo apresentamos uma análise sobre a frequência de uso do artigo definido diante dos contextos de pronome possessivo pré-nominal e de antropônimos em dados de fala coletados em dois municípios localizados no estado de Pernambuco, Carnaíba e Serra Talhada. O estudo busca contribuir com o mapeamento da variação atestada no português brasileiro da realização do artigo nos contextos supracitados, tendo em vista que em diferentes comunidades há uma tendência à maior ou menor realização dessa categoria. Os pressupostos teórico-metodológicos que nortearam a análise advêm do quadro da socolinguística laboviana, no entanto, a análise será centrada na discussão de variáveis linguísticas, uma vez que foram as significativas para os resultados encontrados. Os dados coletados apontam para uma tendência à não realização do artigo, nos dois municípios, o que diferencia o uso encontrado em relação a comunidades localizadas mais ao Sudeste e Sul do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CALLOU, D.; SILVA, G. M. O. O uso do artigo definido em contextos específicos. In: HORA, D. da (org.) Diversidade linguística no Brasil. João Pessoa: Ideia, 1997.

CASTRO, A. On Possessives in Portuguese. Ph.D. Dissertação (mestrado em linguística), FCSH. Universidade Nova de Lisboa e Universite Paris 8 – CLI. 2006.

FLORIPI, S. A. Estudo da variação do determinante em sintagmas nominais possessivos na história do português. Tese (doutorado em linguística). Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas. 2008.

GUY, G. R; ZILLES, A. Sociolinguística quantitativa – instrumental de análise. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

LABOV, W. Padrões Sociolinguísticos. Tradução de Marcos Bagno, São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAGALHÃES, T. M. V. O uso de artigo definido diante de pronome possessivo em textos portugueses do século XVI a XIX. In: SEDRINS, A. P. (et.al) (org.). Por amor a linguística: miscelânea de estudos linguísticos dedicados à Maria Denilda Moura. Maceió: EDUFAL, 2012.

SILVA, G. M. de O. e. Realização facultativa do artigo definido diante de possessivo e de patronímico. In: SILVA, G. M. de O.; SCHERRE, M. M. P. (Org.). Padrões sociolinguísticos: análise de fenômenos variáveis do português falado na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1998.

SILVA, G. M. de O. Estudo da regularidade na variação dos possessivos no português do Rio de Janeiro. Tese (Doutoramento em Linguística), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1982.
Publicado
2017-08-30
Seção
Artigos - Dossiê