Belém do Grão-Pará: Signos da ruína e da decadência no romance de Dalcídio Jurandir
Resumo
No romance Belém do Grão-Pará (1960), de Dalcídio Jurandir, é observável as ruínas deixadas pela decadência do ciclo econômico da Borracha que anunciava o progresso na Amazônia. Nessa perspectiva, considerando alguns pressupostos do pensamento de Walter Benjamim, fazemos uma breve análise desse romance apontando alguns signos da ruína que permeiam a narrativa dalcidiana, reatualizando e inserindo esse romance na tradição do imaginário da decadência.
Downloads
Referências
BENJAMIM, Walter. Documentos de cultura. documentos de barbárie : escritos escolhidos I seleção e apresentação Willi Bolle ; tradução Celeste H.M. Ribeiro de Sousa et al - São Paulo: Cultrix: Edusp, 1986.
BOLLE, Willi. Um painel com milhares de lâmpadas: Metrópole & Megacidade. In: BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
FREIRE, J. A. T.. Variações em torno do mesmo tema: a descida. Aletria (UFMG), v. 15, p. 179-187, 2007
FURTADO, Marli Tereza. Universo Derruído e Corrosão do Herói em Dalcídio Jurandir. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2010.
JURANDIR, Dalcídio. Belém-do-Grão-Pará. Belém: EDUFPA, 2004.
MALIGO, Pedro. Ruínas idílicas: a realidade amazônica de Dalcídio Jurandir. In: Revista USP COMPLEMENTAR, São Paulo, n.13, p.48-57, 1992.
SOUZA, Thiago. Arte, realidade: A construção ficcional e o realismo dalcidiano em Marajó e Belém do Grão-Pará. 2012, 129 f., (Dissertação de mestrado em Estudos Literários), Faculdade de Letras, Instituto de Letras e Comunicação, UFPA.
VERAS, Eduardo Horta Nassif. Baudelaire, Benjamin e o Decadentismo. Cadernos Benjaminianos. Minas Gerais, n.02, 2010. Disponível em http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/5313/4721. Acesso em 30 de outubro de 2013.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.