Letramentos Acadêmicos na Área da Engenharia: Discussões em Contexto de Aprendizagem Ativa no Ensino Superior
Resumo
Inovações tecnológicas e reflexos da globalização têm, historicamente, refletido em distintas esferas sociais, modificando os modos de (inter)agir em sociedade, especialmente no mundo do trabalho. O domínio da linguagem verbal, então, passa a figurar um importante papel em diferentes profissões que, em outros momentos históricos, não encontravam essa demanda. Nesse contexto, este artigo objetiva discutir como se constituem práticas de leitura e escrita na formação acadêmica em contexto de aprendizagem ativa em Engenharia. Para tanto, são analisadas entrevistas realizadas com estudantes e professores do Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) da Universidade do Minho, que tem parte de seu currículo organizado por projetos. Os dados são analisados sob as teorias do Círculo de Bakhtin, dos Novos Estudos do Letramento e da Aprendizagem Ativa. As análises sinalizam que currículos pautados em metodologias ativas oportunizam práticas de letramento acadêmico de forma integrada às práticas de linguagem características do mundo profissional.
Downloads
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.