Aforização na Mídia Marianense: Reflexões do Ponto de Vista da Mineiridade
Resumo
Este trabalho tem como objeto de estudo enunciados retirados de publicações de jornais marianenses que se relacionam com as noções de mineiridade. Esses enunciados advêm de variadas matérias e demonstram como as noções de particitação, sobreasseveração e aforização são colocadas em uso nos textos jornalísticos da mídia marianense. Assim, essas noções podem ser tomadas como constitutivas da construção discursiva desses jornais do ponto de vista da mineiridade e são colocadas à prova nas situações enunciativas em que esses jornais se enquadram, sendo, assim, ferramentas discursivas. A questão da mineiridade é tomada sob a ótica de um conjunto de valores que constroem o ser mineiro, sem, no entanto, ser trabalhada de modo exaustivo, pois o foco se encontra nas ferramentas discursivas utilizadas para colocar em jogo esses ideais. São analisados especialmente enunciados retirados dos jornais O Cruzeiro e Voz de Marianna, que são publicações mineiras e marianenses do século XX.
Downloads
Referências
FRANÇA, Vera Veiga. Jornalismo e vida social: a história amena de um jornal mineiro, Belo Horizonte, Editora UFMG, 1998.
LANDIM, Alessandra Folha Mós. A construção discursiva da mineiridade a partir de jornais marianenses. 2017, 152f, (Dissertação de Mestrado em Estudos da Linguagem), Departamento de Letras, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana.
LARA, Glaucia Muniz Proença. Passando a aforização em revista. Estudos Semióticos, São Paulo, Volume 9, Número 2, p. 7-1, dez. 2013. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/esse/article/view/69527/72109. Acesso em 13/08/2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Cenas da enunciação, Curitiba, Criar Edições, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos, São Paulo, Parábola Editorial, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. Aforização, enquadramento interpretativo e configuração humanista. Discurso e linguagens: objetos de análise e perspectivas teóricas. Franca, volume 6. 2011. Disponível em: http://publicacoes.unifran.br/index.php/colecaoMestradoEmLinguistica/article/view/542/434. Acesso em 13/08/2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Frases sem texto, São Paulo, Parábola Editorial, 2014.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.