O tratamento dado à variação linguística nas aulas de língua materna em escolas de Mariana/MG
Resumo
Resumo: O presente artigo pretende expor os resultados parciais da pesquisa vinculada ao projeto Ensino de Língua Portuguesa: estudo das práticas discursivas na educação básica das escolas de Mariana, Ouro Preto e seus distritos, bem como analisar o tratamento dado à variação linguística em aulas de língua materna no ensino básico. A análise se fundamenta, principalmente, no que dizem os documentos oficiais e em aportes teórico-metodológicos relacionados à pedagogia da variação linguística. Os resultados apresentados referem-se à observação realizada em uma turma da 2ª série do Ensino Médio de uma escola privada, e mostraram que o material estudado não aborda a variação linguística em qualquer nível, seja semântico, lexical, fonológico ou morfossintático, apresentando algumas limitações.
Palavras-chave: Variação Linguística. Ensino de Língua Materna. Material Didático. Documentos Oficiais.
Downloads
Referências
BORTONI-RICARDO, S. M. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolingüística & Educação. São Paulo: Parábola, 2005.
BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008.
COSERIU, Eugênio. Sistema, Norma e Fala. In: ______ Teoria da Linguagem e Linguística Geral: cinco estudos. Rio de Janeiro/São Paulo: Presença/EDUSP, p.13-85, 1979 [1953].
FARACO, Carlos Alberto. Norma Culta Brasileira, desatando alguns nós. 1.ed. – São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
______Norma-padrão brasileira: desembarançando alguns nós. In: BAGNO, M. (org.). Lingüística da Norma. SP: Organizações Loyola, p. 37-62. 2002.
MINAS GERAIS, Secretaria do Estado de Educação. Conteúdo Básico Comum (CBC) – Português. Educação Básica – Ensino Fundamental (5ª. a 8ª. séries), 2005.
VIEIRA, Silvia R.; Brandão, Silvia F. Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007.
ZILLES, Ana Maria S.; FARACO, Carlos Alberto. Pedagogia da variação linguística: língua, diversidade e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
https://educacao.uol.com.br/noticias/2018/11/05/bolsonaro-critica-questao-enem-2018-dialeto-travestis.htm
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.