Conversas sobre Casa (no Centro de Deportação)
Resumo
Filha de pais Somali, Warsan Shire nasceu no Quênia em 1988 e cresceu em Londres. Sua poesia se debruça sobre questões de identidade, afeto e violência em um mundo diaspórico. Shire é frequentemente lembrada por sua participação no trabalho audiovisual Lemonade, de Beyoncé. Mas a poeta já havia chamado a atenção do mundo antes de ingressar na cena pop. Essa jovem escritora contemporânea sempre usou as redes sociais para divulgar seu trabalho, foi premiada em 2013 com o disputado African Poetry Prize e em 2014 como Young Poet Laureate. É característica de Shire uma linguagem carregada de emoção, geralmente simples e direta, mas permeada por momentos de intenso lirismo.
"Conversations about Home (at the Deportation Center)" aparece em Our men do not belong to us, seu trabalho de 2014. Home [lar ou casa] é uma palavra-chave para Shire. No poema, uma mulher relata as terríveis cenas de violência que testemunhou, o pavor da fuga e a dificuldade de se adaptar a um novo país. Apesar de se sentir mais segura, ao menos salva dos horrores da guerra, ela continua atravessando experiências hostis de diversas ordens. Até que ponto, pensamos a partir de seu poema, o lugar onde nascemos é ainda nossa casa se tudo ali conspira para nos destruir? Após tanto tempo distante, sem esperança de volta, onde é nossa casa, afinal? Todas essas questões ganham urgência quando somos lembrados, pelo título, que o eu-lírico está temendo a deportação - e, por consequência, a própria vida.Downloads
Referências
SHIRE, Warsan. Conversations about Home (at the Deportation Center). In: Our men do not belong to us. New York: Slapering Hol Press, 2014
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.