Cyro e Drummond
contemporâneos de um mundo caduco
Resumo
O presente artigo é um passeio entre as obras dos escritores mineiros Carlos Drummond de Andrade e Cyro dos Anjos em um recorte de tempo específico: de 1930, data da publicação de Alguma poesia, até 1940, data da publicação de Sentimento do Mundo, passando ainda pela publicação de Brejo das Almas (1934), livros de Drummond. O mesmo período compreende também a publicação de O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos (1937). Além dos livros mencionados, vamos utilizar para nossa análise trechos de correspondências trocadas entre os autores.
A escolha temporal serve para fazer um recorte tanto histórico do país e, consequentemente, de Minas Gerais, como também um recorte da vida literária dos dois autores. Além disso, essa seleção visa a uma análise epistolográfica que tem como objetivo aproximar os dois autores mineiros a partir dos temas em comum presentes em suas vidas.
Downloads
Referências
___________________________. Brejo das Almas, São Paulo, Companhia das Letras, 2013.
___________________________. José, São Paulo, Companhia das Letras, 2012.
___________________________. Sentimento do mundo, São Paulo, Companhia das Letras, 2012.
___________________________. A Rosa do Povo, São Paulo, Livraria José Olympio, 1945.
ANDRADE, Mario. A elegia de abril. In: Aspectos da literatura brasileira, São Paulo, Martins, 1974.
ANJOS, Cyro dos. O amanuense Belmiro, São Paulo, Globo, 2006.
ARRIGUCCI JR. Davi. Coração Partido, São Paulo: Cosac Naify, 2002.
BILENKY, Marlene. A poética do desvio: a forma diário em O amanuense Belmiro de Cyro dos Anjos, 1992, V.1 (Tese de doutorado), Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Sociais, Universidade de São Paulo, São Paulo.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico, Lisboa: Difel, 1989.
BUENO, Luís. Uma história do romance de 30, São Paulo, EDUSP, 2006.
CAMILO, Vagner. “No atoleiro da indecisão: Brejo das almas e as polarizações ideológicas nos anos 1930” In: ABDALA JUNIOR, Benjamin e CARA, Salete de Almeida (orgs.). Moderno de nascença: figurações críticas do Brasil, São Paulo, Boitempo, 2006.
CANDIDO, Antonio. “Estratégia” in. Brigada Ligeira, Rio de Janeiro, Ouro sobre Azul, 2004.
________________. Vários escritos, São Paulo, Livraria duas cidades, 1970.
MICELI, Sérgio. Intelectuais à brasileira, São Paulo, Companhia das Letras, 2001.
NOBILE, Ana Paula Franco. A recepção crítica de O amanuense Belmiro, de Cyro dos
Anjos, São Paulo: Annablume, 2006.
LAFETÁ, João Luiz. “À sombra das moças em flor”. In: A dimensão da noite e outros ensaios, São Paulo, Editora 34, 2004.
MIRANDA, Wander Melo e SAID, Roberto (orgs.). Cyro & Drummond: Correspondências de Cyro dos Anjos e Carlos Drummond de Andrade, São Paulo, Globo, 2012.
NOBILE, Ana Paula Franco. A recepção crítica de O amanuense Belmiro, de Cyro dos Anjos, São Paulo, Annablume, 2006.
SCHWARZ, Roberto. “Sobre O amanuense Belmiro” In: O pai de família e outras histórias, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1978.
VILLAÇA, Alcides. Passos de Drummond, São Paulo, Cosac Naify, 2006.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.