Concepções de leitura no livro didático de língua portuguesa para os anos finais do ensino fundamental
Resumo
Este estudo objetiva apresentar uma discussão sobre as concepções de leitura que orientam atividades de um livro didático de Língua Portuguesa para o 7º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, o aporte teórico utilizado para a pesquisa abarca as vozes de autores como Freire (2003), Marcuschi (2008), Menegassi (2005), Coracini (1995), Koch e Elias (2008), Barbosa (2008) e outros. A metodologia é qualitativa e de vertente documental, pois propõe uma análise interpretativa de práticas discursivas que compõem um determinado documento. O corpus de análise é composto por 3 (três) atividades encontradas no livro Geração Alpha Língua Portuguesa - 7° Ano, de autoria de Cibele L. Costa, Everaldo Nogueira e Greta Marchetti, publicado em 2019, pelas Edições Sm. Os resultados mostram que o livro didático analisado apresenta em sua estrutura três perspectivas de leitura, estas sendo: a estruturalista, a cognitiva e a interacionista. A oscilação entre as perspectivas se torna prejudicial para as práticas de ensino, uma vez que nem sempre a formação do professor é tão significativa a ponto de formar sujeitos que questionem materiais didáticos.
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Referências
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