Estudo comparativo da concordância nominal variável entre o PB contemporâneo e o português dos séculos XVIII e XVII

Palavras-chave: Linguística histórica; Variação e mudança linguísticas; Concordância de número; Sintagma nominal; Concordância nominal variável.

Resumo

A Linguística Histórica “procura investigar e descrever a maneira pela qual as línguas mudam ou mantêm suas estruturas com o passar do tempo” (BYNON, 1977, p. 1). Tendo em vista que toda língua sofre variação e mudança linguísticas, e que o fenômeno da concordância nominal variável não é uma criação do Português Brasileiro (PB) contemporâneo teve-se por objetivo geral estudar a concordância nominal variável (CNV) no PB, mais especificamente, investigar e comparar a “flutuação” dessa variação no português dos séculos XVIII e XVII e no PB contemporâneo. A pesquisa consistiu na análise de estruturas pretéritas extraídas de corpus de pesquisa de Mendes (2008) e Moraes de Castilho (2009), para o português dos séculos XVIII e XVII, respectivamente, e, para o atual, o corpus é constituído por dados extraídos das redes sociais (Facebook; Instagram e WhatsApp) e sites. A partir das análises pudemos evidenciar que o fenômeno da CNV esteve presente no português dos séculos XVIII e XVII e está presente no português atual. Observamos que os dados do século XVIII e do PB contemporâneo apontam para o mesmo tipo de ocorrência: marca de plural nos elementos à esquerda do NSN (núcleo do sintagma nominal) e núcleo no singular e os dados do século XVII tem sua maior ocorrência mostrando a marca de plural no NSN e os elementos à direita deste no singular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMAN, A. Meios. In: Espaços da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Trad. Paulo Soethe. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2002.
BRANDÃO, S. Patterns of agreement within the Noun Phrase. Journal of Portuguese Linguistics, 12: 51-100, 2013.
BYNON, T. Historical Linguistics. GB: CUP, 1977.
LABOV, William. Padrões sociolinguísticos. São Paulo: Parábola, [1972] 2008.
MENDES, S. T. P. 2008, 708f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
MORAES DE CASTILHO, C. M. O problema da concordância de número nos inventários produzidos na vila de São Paulo do Campo: século XVI-XVII. In: AGUILERA, V. (org.). Para a história do português brasileiro. Volume VII: Vozes, veredas, voragens. Tomo 1. Londrina: EDUEL, 2009.
NICOLAU, E. 1984. A Ausência de Concordância Verbal em Português: uma abordagem sociolingüística. Dissertação (Mestrado em Linguística). UFMG, Belo Horizonte.
PERINI, M. A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Editora Ática, 2005.
SCHERRE, M. M. 1978. A regra de concordância de número no sintagma nominal em português. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). PUC-Rio, Rio de Janeiro.
SCHERRE, M. M. 1988. Reanálise da concordância nominal em português. Tese (Doutorado em Linguística). UFRJ, Rio de Janeiro.
SCHERRE, M. M. 1991. A concordância de número nos predicativos e particípios passivos. Organon, 18(5): 52-70.
SCHERRE, M. M. 1994. Aspectos da concordância de número no português do Brasil. Revista Internacional de Língua Portuguesa (RILP) - Norma e Variação do Português. Associação das Universidades de Língua Portuguesa, 12: 37-49.
SCHERRE, M. M. 2005. Doa-se lindos filhotes de poodle - Variação linguística, mídia e preconceito. São Paulo: Parábola.
SCHERRE, M. M.; NARO, Antony. 2006. Mudança sem mudança: a concordância de número no português brasileiro. Scripta, 9(18): 107-129.
SOUSA, Camila Martins Pereira de. Estudo comparativo da concordância nominal variável entre o PB contemporâneo e o português dos séculos XVIII e XVII. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2020.
TARALLO, F. “Túnel Morfológico II: Os ganhos”. In: Tempos linguísticos – Itinerário da Língua Portuguesa. São Paulo: Ática, 1990.
Publicado
2024-03-11