O Complexo de vira-lata e a Solução Porto Rico

Uma análise discursiva da ideologia do viralatismo na mídia hegemônica brasileira

Palavras-chave: Viraltismo, Complexo de vira-lata, ideologia, avaliação, discurso

Resumo

O brasileiro é um “Narciso às avessas, que cospe na própria imagem” (RODRIGUES, 2013). Com tais palavras, Nelson Rodrigues caracteriza o “complexo de vira-lata”, identificado como uma postura voluntária de inferiorização comum a grande parte dos brasileiros, assentada em uma concepção ideológica depreciativa em relação ao Brasil. Partindo da intuição certeira do autor recifense, o objetivo principal deste artigo é gerar inteligibilidades sobre a ideologia do viralatismo conforme construída discursivamente na mídia hegemônica brasileira. Para tanto, tendo como fundamento a visão de ideologia proposta por Thompson (1995) como o “sentido a serviço do poder”, estabelece-se um arcabouço teórico composto pela reflexão rodrigueana e pelo ferramental analítico do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). As análises evidenciam a função exercida pelos expedientes avaliativos na construção discursiva do viralatismo, além de iluminarem essa ideologia como uma linha-mestra que atravessa a argumentação que advoga o desprezo e o rebaixamento do Brasil.  

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Referências

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Publicado
2024-03-11