Os inconfidentes, de Joaquim Pedro de Andrade, e a mitologia mineira do modernismo

Palavras-chave: Cinema Novo, Joaquim Pedro de Andrade, Inconfidência, Modernismo

Resumo

O texto reúne considerações sobre o filme Os inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, um dos expoentes do Cinema Novo, divididas em três partes. Primeiramente, a obra é vista enquanto filme histórico e interpretação dos acontecimentos políticos do século XVIII em Vila Rica. Em seguida, o seu caráter alegórico é posto em evidência, abordando-se a reflexão do filme a respeito da derrota política sofrida pela esquerda na ditadura militar. Por fim, a terceira parte examina outra face do discurso alegórico, que diz respeito ao diálogo do cineasta com o movimento modernista da década de 1920 e sua mitologia mineira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Mário de. Aspectos das artes plásticas no Brasil. São Paulo: Martins, 1965.
ANDRADE, Mário de. O movimento modernista. In: Aspectos da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1974, p. 231-255.
ANDRADE, Oswald de. A Arcádia e a Inconfidência. In: Do Pau-Brasil à Antropofagia e às utopias. Rio
de Janeiro: Civilização Brasileira, 1970, p. 31-75.
ANDRADE, Oswald de. O caminho percorrido. In: Ponta de lança. São Paulo: Globo, 2004, p. 162-175.
ARRUDA, Maria Arminda do Nascimento. Mitologia da mineiridade: o imaginário mineiro na vida política
e cultural do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1999.
AVELLAR, José Carlos. Os inconfidentes. Jornal do Brasil, Caderno B, p. 4., 15 abr. 1972.
AVELLAR, José Carlos. O grito desumano. In: O cinema dilacerado. Rio de Janeiro: Alhambra, 1986,
p. 143-157.
AZEREDO, Ely. Tediosa Inconfidência. Jornal do Brasil, Caderno B, p. 2, 5 mai. 1972.
BERNARDET, Jean-Claude. Cinema brasileiro: propostas para uma história. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
1979.
BERNARDET, Jean-Claude. O caso Tiradentes, notas. In: Piranha no mar de rosas, São Paulo: Nobel,
1982, p. 69-84.
CANDIDO, Antonio. Letras e ideias no Brasil colonial. In: HOLANDA, Sérgio Buarque de Holanda
(org.). História Geral da Civilização Brasileira — tomo 1, A época colonial, vol. 2. São Paulo: Difusão
Europeia do Livro, 1960.
CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira (momentos decisivos): 1º vol. (1750-1836). Belo
Horizonte/Rio de Janeiro: Itatiaia, 1993.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira (resumo para principiantes). São Paulo: Humanitas
Publicações, 1997.
CRUZ, Alberico S. Um desafio à maldição: a Inconfidência Mineira volta a Ouro Preto. Intervalo, nº
463, p. 7, 1971.
ESCOREL, Eduardo. Viva Joaquim Pedro. In: Adivinhadores de água: pensando no cinema brasileiro. São
Paulo: Cosac Naify, 2005.
FRANCO, Marília da Silva Franco. O tema histórico no cinema brasileiro. Suplemento Literário de O
Estado de S.Paulo, p. 7, 22 jul. 1979.
JOHNSON, Randal. Cinema Novo X 5: Masters of Contemporary Brazilian Film, Austin, University of Texas Press, 1984.
LUIZ, Macksen. O solitário coletivo. Jornal do Brasil, Caderno B, p. 5., 15 abr. 1972.
MARTINS, Justino. Um revolucionário chamado Tiradentes. Manchete nº 1.045, p. 75, 29 abr. 1972.
MOTA, Carlos Guilherme. Ideia de revolução no Brasil (1789-1801). São Paulo: Ática, 1996.
NERY, Sebastião Nery. A agonia da imprensa e a morte do cinema. Tribuna da Imprensa, p. 4, 15 mai.
de 1972.
OMAR, Arthur. O problema fundamental do cinema. Correio da Manhã, Anexo, p. 4, 23 abr. 1972.
OMAR, Arthur. Um filme-chave em discussão. Correio da Manhã, Anexo, p. 1, 14 mai. 1972.
RAMOS, Alcides Freire. Canibalismo dos fracos: cinema e história do Brasil. Bauru: EDUSC, 2002.
SILVA, Meire Oliveira. O cinema-poesia de Joaquim Pedro de Andrade: passos da paixão mineira. Curitiba:
Appris, 2016.
SOUZA, Gilda de Mello e Souza. Os inconfidentes. In: Exercícios de leitura, São Paulo, Duas Cidades,
1980, p. 195-210.
Publicado
2023-07-29