Uma História em Quadrinhos no ensino de Língua Portuguesa para surdos
Resumo
Este artigo trata do relato do grupo de extensão em Assessoria e Formação para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua (L2) para surdos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O objetivo do trabalho é relatar uma das possibilidades de uso da História em Quadrinhos (HQs) no ensino de Língua Portuguesa como L2 na modalidade escrita para alunos surdos, a partir do letramento visual. Nesse sentido, têm-se como base discursiva três das quatro habilidades de leitura propostas por Geraldi (2004) — a busca de informação, o estudo do texto e a leitura de fruição — bem como a teoria da verbo-visualidade de Brait (2013). Tais bases teóricas nos proporcionaram a ampliação do debate sobre o tema, impulsionando-nos à prática do letramento verbo-visual, que apontou para a necessidade de pesquisas sobre o tema. Por fim, percebe-se que as estratégias de leituras propostas suscitam no aluno a oportunidade de mergulhar no texto de forma a compreender a produção de sentido do discurso.
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Referências
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