Narrativas curtas visuais
o stop motion como recurso para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos
Resumo
O artigo apresenta uma oficina de criação de narrativas curtas visuais, com o intuito de desenvolver recursos linguísticos que representam dificuldade na aprendizagem da língua portuguesa como segunda língua para surdos (LPL2). Escolheram-se os marcadores temporais, como “Era uma vez”, “No outro dia”, “Até que”, “Na semana seguinte”, por tratar-se de elementos fundamentais constitutivos da narração, e muitas vezes subutilizados na LPL2. Como recursos da produção, usaram-se o storyboard para o esboço do texto narrativo e o aplicativo Stop Motion Studio para animar a produção. As produções dos participantes foram analisadas posteriormente a partir de categorias, tais como tema e soluções fotográficas. Como aporte teórico, recorremos a BNCC (2018), com a habilidade sobre textos narrativos; a Kress e van Leeuwen (2009), sobre a multimodalidade dos textos; e a Strobel (2009), que discorre sobre a cultura e os estudos surdos. Apresentamos análises do material criado pelos participantes na intenção de dar exemplos das soluções encontradas durante a oficina, com destaque para a imaginação e a criatividade. Percebeu-se que trabalhar com narrativas curtas visuais, além de atividade lúdica e prazerosa, contribui para a
compreensão das estruturas narrativas da língua portuguesa como L2 para surdos. Observou-se, também, que a necessidade do uso de marcadores temporais foi compreendida pelos participantes, mesmo não tendo sido utilizados na totalidade das produções, mas representados pelas imagens.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
JENEUSSE, Gallimard. Segredos do Cinema. Trad. Maria Alice Sampaio Dória. São Paulo: Melhoramentos, 1996.
KRESS, Gunther; VAN LEEUWEN, Theo. Reading Images: The Grammar of Visual Design. 2. nd. London: Routledge, 2006.
LEBORG, Christian. Gramática visual. Trad. Priscila Farias. São Paulo: Gustavo Gili, 2015.
ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; TAVEIRA, Cristiane Correia. Proposta de uma gramática visual para descrição e análise composicional de vídeos digitais em línguas de sinais. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 25, n. 3, p. 355-372, jul./set. 2019.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.
SENDAK, Maurice. Onde vivem os monstros. Trad. Heloisa Jahn. 2 ed. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
SIMÕES, Darcília. Multimodalidade e inteligências múltiplas nas aulas de Língua Portuguesa. Revista Polyphonía, Goiânia, v. 29, n. 2, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sv/article/view/57115. Acesso em: 10 jul. 2024.
STROBEL, Karin. História da educação de surdos. UFSC, Florianópolis, 2009.
XAVIER, Marcelo. Construindo um sonho. Belo Horizonte: RHJ, 2018.
Copyright (c) 2024 Caletroscópio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.