Material didático em práticas de letramento visual para surdos
do que estamos falando?
Resumo
Este estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado, onde são definidas novas percepções a respeito de materiais didáticos para surdos, pautados na compreensão do Letramento Visual como condutor da experiência significativa para os educandos surdos. Para tal, tomamos por aporte teórico inicial a concepção de Alfabetização e Letramento em Soares (2004, 2009), bem como o Letramento Visual em Lebedeff (2010) e Visualidade em Campello (2008). Com a intenção de traçar um perfil característico para materiais didáticos destinados a estudantes surdos, foram apresentados alguns materiais/atividades elaborados para esse público e elaboradas categorias de diferenciação bem como elementos que podem facilitar a construção de outros novos materiais didáticos. Os resultados apontam para a necessidade de atenção a observância da natureza linguística e cultural dos surdos para elaborar materiais didáticos e desenvolver práticas pedagógicas visuais e bilíngues mais adequadas.
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Referências
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