Sociolinguística Educacional e a Formação de Cidadãos Críticos no Brasil
Entrevista com Stella Maris Bortoni-Ricardo
Resumo
Nesta entrevista, a professora Stella Maris Bortoni-Ricardo compartilha sua trajetória acadêmica e intelectual, marcada por uma contribuição decisiva à Sociolinguística e, em especial, à Sociolinguística Educacional no Brasil. Ao revisitar seus estudos fundadores, obras centrais e metodologias inovadoras — como o modelo dos contínuos e das redes sociais —, a pesquisadora reflete sobre os impactos de suas publicações no ensino de língua materna, no combate ao preconceito linguístico e na formação crítica de professores. O diálogo evidencia como sua produção articula teoria e prática, com forte compromisso ético e político com a inclusão social e educacional, constituindo um legado que se projeta no futuro dos estudos linguísticos e das políticas de ensino no país.
Downloads
Referências
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a Sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora?: Sociolinguística & educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
LABOV, William. Language in the Inner City. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1972.
Copyright (c) 2026 Caletroscópio

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Caletroscópio deterá, por um período de três anos, os direitos autorais de todos os trabalhos aceitos para publicação: artigos, resenhas, traduções, etc. Fora essa restrição, os trabalhos estão licenciados com a Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Após esse tempo, caso o autor publique o texto, ainda que sejam feitas alterações no original, solicita-se que seja incluída, em nota de rodapé, a informação de que uma versão anterior do artigo foi publicada na Revista Caletroscópio, apresentando as devidas referências.