A produção textual no ensino médio e o tratamento da variação linguística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.58967/caletroscopio.v8.n2.2020.4463

Palabras clave:

Sociolinguística Educacional, Ensino de escrita, Livro didático

Resumen

Compreendendo a variação linguística como um fenômeno que perpassa todas as atividades de ensino de língua materna, objetivo desta pesquisa foi investigar como esse fenômeno é tratado em atividades de produção textual de um livro didático de língua portuguesa voltado para o 1º Ano do ensino médio. A fundamentação teórica apresenta suas bases em trabalhos da área de Sociolinguística Educacional (BAGNO, 2007a, 2007b, 2013, 2017; BORTONI-RICARDO, 2004). Para a realização da pesquisa, o livro “Português: trilhas e tramas” (SETTE et al., 2016), presente no PNLD 2018, foi selecionado e foram analisados (1) o “Manual do professor”; (2) o capítulo 17, “Variedades linguísticas”; e (3) as seis atividades de produção textual de gêneros orais e escritos presentes na obra. A partir dessas análises, foi observada a manutenção de duas relações estereotipadas, a saber, entre a língua escrita e a norma privilegiada e entre a língua falada e a variação linguística.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Anderson Azevedo Pio, Secretaria Estadual da Educação do Ceará

    Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (FAEL). Graduado em Letras - Português - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de língua portuguesa da rede estadual de ensino do Ceará (SEDUC).

  • Hugo Leonardo Gomes dos Santos, Universidade Federal do Ceará

    Doutorando em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (PPGLin/UFC). Mestre em Linguística Aplicada (UECE) e Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura (FAEL). Graduado em Letras - Português - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Cea´rá (UECE). Professor de língua portuguesa da rede pública municipal de ensino de Fortaleza (SME).

Referencias

ANTUNES, Irandé. Avaliação da produção textual no ensino médio. In: BUNZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 163-180. ______. Aula de português: encontro & interação. 8. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. BAGNO, Marcos. Por que estudar uma gramática brasileira?. In: CASSEB-GALVÃO, Vânia; NEVES, Maria Helena de Moura (Orgs.). O todo da língua: teoria e prática do ensino de português. São Paulo: Parábola Editoria, 2017, p. 97-121. ______. Sete erros aos quatro ventos: a variação linguística no ensino de português. São Paulo: Parábola Editorial, 2013. ______. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007a. ______. Preconceito lingüístico: o que é, como se faz. 48. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007b. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. COELHO, Paula Maria Cobucci Ribeiro. O tratamento da variação linguística no livro didático de português. 2007. 162 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística. Brasília, 2007. FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lucia C. V. O.; AQUINO, Zilda G. D.. Oralidade e escrita: perspectivas para o ensino de língua materna. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2012. SETTE, Graça et al. Português: trilhas e tramas. V. 1. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016.

Publicado

2020-12-27

Número

Sección

Artigos - Fluxo contínuo