https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/issue/feed Caletroscópio 2024-03-12T19:11:05-03:00 Profª Carolina Anglada e Profª Rómina Laranjeira caletroscopio@ufop.edu.br Open Journal Systems <p style="text-align: justify;">ISSN: 2318-4574<br>O Periódico tem como objetivo promover e divulgar pesquisas no âmbito da linguagem em geral e, mais especificamente, nas áreas dos estudos linguísticos e literários e linguística aplicada, em suas interfaces com abordagens da memória cultural, da tradução e das práticas discursivas.<br>Publicação do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos da Linguagem (PosLetras) do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).<br>Periodicidade semestral.</p> https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/7185 Editorial 2024-03-12T19:11:04-03:00 Rómina de Mello Laranjeira romina.laranjeira@ufop.edu.br Carolina Anglada de Rezende carolina.anglada@ufop.edu.br 2024-03-11T16:47:32-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/6795 O Complexo de vira-lata e a Solução Porto Rico 2024-03-12T19:11:04-03:00 Diego Candido Abreu diegocurciodeabreu@gmail.com <p>O brasileiro é um “Narciso às avessas, que cospe na própria imagem” (RODRIGUES, 2013). Com tais palavras, Nelson Rodrigues caracteriza o “complexo de vira-lata”, identificado como uma postura voluntária de inferiorização comum a grande parte dos brasileiros, assentada em uma concepção ideológica depreciativa em relação ao Brasil. Partindo da intuição certeira do autor recifense, o objetivo principal deste artigo é gerar inteligibilidades sobre a ideologia do viralatismo conforme construída discursivamente na mídia hegemônica brasileira. Para tanto, tendo como fundamento a visão de ideologia proposta por Thompson (1995) como o “sentido a serviço do poder”, estabelece-se um arcabouço teórico composto pela reflexão rodrigueana e pelo ferramental analítico do Sistema de Avaliatividade (MARTIN; WHITE, 2005). As análises evidenciam a função exercida pelos expedientes avaliativos na construção discursiva do viralatismo, além de iluminarem essa ideologia como uma linha-mestra que atravessa a argumentação que advoga o desprezo e o rebaixamento do Brasil.&nbsp;&nbsp;</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/6962 Do íntimo ao escancarado: uma análise de manchetes de notícias à luz do Sistema de Avaliatividade 2024-03-12T19:11:04-03:00 Dharvind Anacleto Aguiar aguiardharvind@gmail.com Adriana Nogueira Accioly Nóbrega adriananobrega@puc-rio.br <p>Por meio do Sistema de Avaliatividade, no prisma da Linguística Sistêmico-Funcional, este trabalho investiga, a partir de escolhas léxico-gramaticais, a presença de recursos linguísticos avaliativos em manchetes de sites de notícias que divulgaram um comentário feito pelo jornalista Marcelo Cosme sobre sua família, em rede nacional, enquanto apresentava o Jornal Hoje. Também refletimos, sob o viés teórico dos estudos queer em Linguística Aplicada, acerca da (des)essencialização das práticas sociais e discursivas, problematizando, sobretudo, a visão de estranhamento direcionada às performances discursivas de pessoas LGBTQIA+. A análise indica que as manchetes refletem o posicionamento implícito de quem as redigiu no que se refere ao comentário de Cosme, julgado negativamente nos âmbitos da estima social e da sanção social. Os entendimentos criados apontam a necessidade de queerizarmos/desessencializarmos nossas práticas sociais e discursivas em prol da construção de um mundo contemporâneo que aprecie a diversidade e que respeite as vidas LGBTQIA+.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/6969 (Re)incidências das transdisciplinaridades em uma sequência didática para a educação linguística em inglês com crianças 2024-03-12T19:11:04-03:00 Otto Henrique Silva Ferreira otto.letras@gmail.com Juliana Reichert Assunção Tonelli jtonelli@uel.br <p>Neste trabalho apresentamos constituintes (CEC) de relações entre elementos transdisciplinares e capacidades de linguagem, ao analisar interações realizadas em três aulas ministradas durante a aplicação de uma sequência didática (SD) do gênero canção contemporânea pop (CCP) para identificar aparições dos CEC e sua influência para a educação linguística em inglês com crianças. O gênero CCP propulsionou espaços para a inserção de elementos ensináveis do inglês e da linguagem musical, favorecendo atividades e interações transdisciplinares junto a crianças de uma turma de quarto ano, cujo objetivo é que os alunos produzissem uma CCP com função motivacional em inglês. A pesquisa se caracteriza qualitativa-interpretativa, diante do foco nas análises de três excertos de transcrições de aulas, e quantitativa, por conta dos gráficos que ilustram a incidência dos CEC nas interações. Os resultados constatam a importância dos CEC e das relações transdisciplinares para a realização das interações e atividades e a concretização do projeto de classe.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/6968 Formação continuada de professores de língua inglesa no Brasil 2024-03-12T19:11:04-03:00 Patrícia Mara de Carvalho Costa Leite patriciacostaleite@ufsj.edu.br Ana Flávia Soares de Almeida Pedrosa anaflaviapedrosa.esl@gmail.com <p>O presente trabalho busca investigar caminhos plausíveis para otimizar a formação continuada de professores de língua inglesa considerando-se o contexto pós-pandêmico. Assim, discutiremos, brevemente, sobre a pesquisa de Iniciação Científica (COSTA LEITE, PEDROSA, 2021) que inspirou e guiou este trabalho, bem como sobre a formação continuada de professores de língua inglesa (CELANI, 2001; OLIVEIRA, 2012; SÓL, 2016), suas características, definições e seu estado atual no Brasil. A partir deste estudo, destacaremos possíveis caminhos para uma formação continuada mais ampla, tais como: a ampliação de políticas públicas para a formação de professores, o desenvolvimento de mais programas a partir de instituições de ensino superior públicas, o acesso a eventos gratuitos voltados para todos os contextos de ensino, bem como a valorização de programas de extensão, grupos de estudo e pesquisa.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/6946 O gênero textual letra de música 2024-03-12T19:11:05-03:00 Daisy Ueda daisyueda@gmail.com Marilúcia dos Santos Domingos marilucia@uenp.edu.br <p>O discurso é a essência da língua viva, em ação e formada nos diálogos, em um elo contínuo. Assim, pautados sobre a perspectiva dialógica da linguagem, este trabalho tem como objetivo identificar os discursos presentes, isto é, que constituem o discurso na letra de música, compreendida como um gênero textual. De forma mais específica, o <em>corpus</em> é a letra da música “Seio de Minas”, de autoria de Paula Fernandes. Os resultados demonstram que a forma de dialogismo mais presente na referida letra de música é o classificado por estudiosos como dialogismo revelado, no qual os diálogos travados estão marcados por meio de elementos linguísticos.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/7162 A variação na produção dos sons /θ/, /ð/ e [ɫ] 2024-03-12T19:11:05-03:00 Douglas Altamiro Consolo douglas.consolo@unesp.br Marina Melo Cialdini marina.cialdini@unesp.br <p>Na perspectiva de ensino da língua inglesa como língua franca, a inteligibilidade é priorizada em detrimento de formas de pronúncia de variantes “padrão” da língua inglesa. Esse rompimento com a pronúncia de um “falante nativo ideal” suscita reflexões sobre a heterogeneidade da pronúncia do idioma entre os seus próprios falantes nativos, a qual se faz notar, sobretudo, na pronúncia dos sons /θ/, /ð/ e [ɫ]. Neste artigo, apresentamos uma revisão teórica sobre a variação na produção desses segmentos em variantes da língua inglesa, assim como sobre a associação dessas formas de pronúncia e de outros aspectos fonológicos ao conceito de inteligibilidade. Visto que esta perspectiva alicerça a proposta de ensino da língua inglesa prescrita pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), refletimos sobre aspectos a serem contemplados para o ensino do idioma e, por conseguinte, para a formação de professores no contexto brasileiro.</p> 2024-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio https://periodicos.ufop.br/caletroscopio/article/view/6780 Estudo comparativo da concordância nominal variável entre o PB contemporâneo e o português dos séculos XVIII e XVII 2024-03-12T19:11:05-03:00 Camila Sousa camilampsousa@gmail.com <p>A Linguística Histórica “procura investigar e descrever a maneira pela qual as línguas mudam ou mantêm suas estruturas com o passar do tempo” (BYNON, 1977, p. 1). Tendo em vista que toda língua sofre variação e mudança linguísticas, e que o fenômeno da concordância nominal variável não é uma criação do Português Brasileiro (PB) contemporâneo teve-se por objetivo geral estudar a concordância nominal variável (CNV) no PB, mais especificamente, investigar e comparar a “flutuação” dessa variação no português dos séculos XVIII e XVII e no PB contemporâneo. A pesquisa consistiu na análise de estruturas pretéritas extraídas de corpus de pesquisa de Mendes (2008) e Moraes de Castilho (2009), para o português dos séculos XVIII e XVII, respectivamente, e, para o atual, o corpus é constituído por dados extraídos das redes sociais (<em>Facebook; Instagram e WhatsApp</em>) e <em>sites</em>. A partir das análises pudemos evidenciar que o fenômeno da CNV esteve presente no português dos séculos XVIII e XVII e está presente no português atual. Observamos que os dados do século XVIII e do PB contemporâneo apontam para o mesmo tipo de ocorrência: marca de plural nos elementos à esquerda do NSN (núcleo do sintagma nominal) e núcleo no singular e os dados do século XVII tem sua maior ocorrência mostrando a marca de plural no NSN e os elementos à direita deste no singular.</p> 2024-03-11T16:49:43-03:00 Copyright (c) 2024 Caletroscópio