Fundações e Filiações: o legado de Artaud em Hijikata Tatsumi

  • Samantha Marenzi Universidade Roma Tre, Itália

Resumo

Originalmente publicado em inglês no livro Routledge Companion to Butoh Performance, organizado
pelos professores Bruce Baird e Rosemary Candelario (Routledge, 2018). Este capítulo foi gentilmente
cedido pela editora e sua reprodução pode ser feita somente com autorização expressa da mesma.

Biografia do Autor

Samantha Marenzi, Universidade Roma Tre, Itália

Pesquisadora e professora vinculada à Universidade Roma Tre, Itália. Autora de vários artigos, ensaios e
livros com destaque para Trasform’azioni - rassegna internazionale di danza butô. Fotografia di un’esperienza
(org.)(Editoria & Spettacolo, 2010), Antonin Artaud e Colette Thomas. Personaggi della vita e persone del
teatro (Bulzoni, 2013) e Immagini di danza. Fotografia e arte del movimento nel primo Novecento (Editoria &
Spettacolo, 2018).

Referências

ARTAUD, Antonin. OEuvres Complètes. Paris: Gallimard, 1956–1994.

ARTAUD, Antonin. OEuvres. Paris: Quarto Gallimard, 2004.

ARTAUD, Antonin. Cahiers d’Ivry. Paris: Gallimard, 2011.

ARTAUD, Antonin. Aliéner l’acteur, le théâtre et la science. Bolonha: Il Pomerio, 1996.

ASLAN, Odette; PICON-VALLIN, Béatrice. Butô(s). Paris: CNRS, 2002.

BAIRD, Bruce. Hijikata Tatsumi and Butoh: Dancing in a Pool of Gray Grits. New York: Palgrave Macmillan Press, 2012.

BARBER, Stephen. Hijikata: Revolt of the Body. Londres: Creation Books, 2005.

CURTIN, Catherine. Recovering the Body and Expanding the Boundaries of Self in Japanese Butoh: Hijikata Tatsumi, Georges Bataille and Antonin Artaud. Contemporary Theatre Review, 20, nº 1, 2010.

DE LAMBERTERIE, Domitie. La métaphysique de la chair. Antonin Artaud et la danse butô. Avion: Éditions du Cénacle de France, 2012.

D’ORAZI, Maria Pia. Akira Kasai, il fantasma di Eliogabalo. Tre studi su Artaud. Biblioteca Teatrale, no. 99-100 (July-Dec.): 79-105, 2011.

DUMOULIÉ, Camille. Antonin Artaud. Paris: Seuil, 1996.

EFRATI, Benjamin. Fonctions de la cruauté dans l’oeuvre de Tatsumi Hijikata. Disponível em: http://miracle.nu/pdf/Efrati_Memoire_Hijikata_maquette_finale.pdf, 2012.

HOFFMAN, Ethan; et al. Butoh: Dance of the Dark Soul. New York: Aperture, 1987.

HORNBLOW, Michael. Bursting Bodies of Thought: Artaud and Hijikata. Performance Paradigm 2 (Março de 2006), pp.26-44, 2006.

KITAYAMA Kenji. Hijikata, un autre Artaud ou un autre qu’Artaud. Entrevista concedida à Sociedade de língua e literatura francesa da Universidade de Seijo, Julho, 2003.

KURIHARA, Nanako. The Most Remote Thing in the Universe: Critical Analysis of

Hijikata Tatsumi’s Butoh Dance. Tese de doutorado. Universidade de Nova Iorque, 1996.

KURIHARA, Nanako. The Words of Butoh. In The Drama Review, 44, Spring, 2000.

MARENZI, Samantha. Antonin Artaud e Colette Thomas. Personaggi della vita e persone del teatro. Roma: Bulzoni, 2013.

MARENZI, Samantha (org.). Dossier Butoh-fu: Dance and Words. In Teatro e Storia (Vol. VIII, Nuova Serie), nº 37, 2016. Disponível em: http://www.teatroestoria.it/indici.php?id_volume=102

MORISHITA Takashi. Hijikata Tatsumi’s Notational Butoh: An Innovational Method for Butoh Creation. Tóquio: Keio University Art Center, 2015.

OSAWA, Akihiro. Scènes. nº. 1, Revue de l’espace Kiron, Março, 1985.

RUFFINI, Franco. Teatro e Boxe. L’“atleta del cuore” nella scena del Novecento. Bolonha: Il Mulino, 1994.

SAS, Miryam. Fault Lines: Cultural Memory and Japanese Surrealism. Stanford: Stanford University Press, 1999.

SAS, Miryam. Hands, Lines, Acts: Butoh and Surrealism. Qui Parle, 13, no. 2 (Spring/ Summer), pp.19–51, 2003.

Publicado
2019-08-31
Como Citar
MARENZI, S. Fundações e Filiações: o legado de Artaud em Hijikata Tatsumi. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 2, p. 21-30, 31 ago. 2019.