Inquietações do corpo de carne de Hijikata Tatsumi

uma reflexão

  • Caio Picarelli
Palavras-chave: Hijikata Tatsumi, butô, dança, corpo

Resumo

O presente artigo se debruça sobre as reflexões poéticas do “corpo de carne”, inquietação do bailarino, diretor e fundador da dança butô, Hijikata Tatsumi. O objetivo principal é discutir este conceito em oposição às construções opressivas do que pode ser chamado de “corpo social” que Hijikata visava destruir através de suas inovadoras proposições em dança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Picarelli

Pesquisador da Faculdade Angel Vianna/FAV-RJ, pós-graduado (Lato Sensu) em Preparação Corporal
das Artes da Cena pela Faculdade Angel Vianna. Bailarino e pedagogo de dança. E-mail: caiopicarelli@gmail.com .

Referências

ABEL, Thiago. (Po)éticas do ctônico: primeiros movimentos do Butô no Brasil. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2017.

BEY, Hakim. Caos, terrorismo poético e outros crimes exemplares. São Paulo: Conrad Editora, 2003.

FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2017.

GREINER, Christine. Butô, pensamento em evolução. São Paulo: Escrituras, 1998.

KURIHARA, Nanako. The Words of Butoh. In The Drama Review, 44, Spring, New York, 2000, pp. 43-48.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. biopoder, soberania, estado de exceção, política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2018.

MIKAMI, Kayo. The body as a vessel. Reino Unido: Ozaru Books, 2016.

PERETTA, Éden. Memórias e políticas do “corpo de carne” no Ankoku Butô de Tatsumi Hijikata. Artigo (Anais do VII Congresso da ABRACE) – Eixo temático em Tempos de Memória, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul. 2012. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/

/2272

PERETTA, Éden. Potências da carne, poesias do corpo. Artigo (Revista Acadêmica) – Publicado pela Revista Acadêmica da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, v.15, n.3, p.507-522, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.20396/etd.v15i3.1269

PERETTA, Éden. O soldado nu: raízes da dança butô. São Paulo: Perspectiva, 2015.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

QUILICI, Cassiano Sydow. O ator-performer e as poéticas da transformação de si. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2015.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. São Paulo: n-1 edições, 2014.

UNO, Kuniichi. Hijikata Tatsumi: pensar um corpo esgotado. São Paulo: n-1 edições, 2018.

Publicado
2019-08-31
Como Citar
PICARELLI, C. Inquietações do corpo de carne de Hijikata Tatsumi: uma reflexão. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 2, p. 71-82, 31 ago. 2019.