As proposições de Antonin Artaud em cena

performances de um corpo diferenciado

Palavras-chave: corpos diferenciados, performance, Antonin Artaud

Resumo

Este texto discute sobre as performances (DES)VITRUVIANDO (2014), Sanguis (2014) e Reliquiarium experientiis (2014) e lança questionamentos sobre o corpo diferenciado em cena e na vida, principalmente a partir do cauteloso processo de apropriação antropofágica das ideias da arte e da vida do artista francês Antonin Artaud. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Henrique Monteiro Oliveira, Pós-doc USP

Felipe Henrique Monteiro Oliveira é Performer. Pós-doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (USP), sob a supervisão da Profª. Drª. Elisabeth Silva Lopes, com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. E-mail: fhmoal@hotmail.com .

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CARLSON, Marvin. Performance: uma introdução crítica. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.

COELHO, Teixeira. Moderno pós moderno: modos & versões. São Paulo: Iluminuras, 2011.

COHEN, Renato. Performance como Linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2009.

DERRIDA, Jacques. Escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2014.

GROTOWSKI, Jerzy. Em Busca de um Teatro Pobre. São Paulo: Civilização Brasileira, 1992.

LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

LOTRINGER, Sylvère. Contemplar o sofrimento. In: OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro; SALLES, Nara (organizadores). Corpos Diferenciados em Performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.

MÈREDIEU, Florence de. No Limiar do Corpo. Metamorfoses e Linhas de Fuga: De Antonin Artaud às Expressões Contemporâneas. In: OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro; SALLES, Nara (organizadores). Corpos Diferenciados em Performance. São Paulo: Fonte Editorial, 2018.

OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro. Corpos diferenciados: a criação da performance "Kahlo em mim eu e(m) Kahlo". Maceió: EDUFAL, 2013.

VIRMAUX, Alain. Artaud e o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2009.

Publicado
2019-12-24
Como Citar
MONTEIRO OLIVEIRA, F. H. As proposições de Antonin Artaud em cena: performances de um corpo diferenciado. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 2, n. 3, p. 142-156, 24 dez. 2019.
Seção
Reverberações / Reverberations