Obra-corpo, obra-enigma
pulsão e corporeidade em Artaud e Marina Abramović
Resumo
O artigo parte do conceito freudiano de pulsão, abordando o trânsito entre o somático e o psíquico e o borrar da fronteira entre esses dois lugares de percepção para pensar as propostas de Artaud e as performances de Marina Abramović e também o que chama de obra-corpo e obra-enigma, fenômenos característicos da arte contemporânea, que colocam o espectador-participante num lugar de renúncia à produção significante frente a obra, que não é mais objeto a ser contemplado e sim acontecimento a ser vivido.
Downloads
Referências
ALLIEZ, Eric. A Assinatura do Mundo: o que é a filosofia de Deleuze e Guattari? Rio de Janeiro: Ed.34, 1995.
ANDRADE, Wellington. “Manifesto ao Espectador Contemporâneo.” In: Revista Cult, n. 191, 2016. Disponível em: https://revistacult.uol.com.br/home/manifesto-ao-espectador-contemporaneo/ Acesso em 18/12/2019.
BIRMAN, Joel. As Pulsões e seus destinos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
DERRIDA, Jacques. Escritura e diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico. Conferência, 1966. Tradução para o português realizada pelo CEPAT FINTE IHU (Instituto Humanitas Unisinos). Disponível em <http://www.ihu.unisinos.br/noticias/38572-o-corpo-utopico-texto-ineditode-michel-foucault. >.
FOUCAULT, Michel. Conversa com Michel Foucault. In Repensar a política. Col. Ditos & Escritos, vol. VI. Rio de Janeiro: Forense, 2010.
FREUD, Sigmund. (1905). “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade.” In: Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996, vol. VII.
FREUD, Sigmund. (1915). As pulsões e seus destinos. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.
GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Freud e o Inconsciente. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
LACAN, Jacques. “Desmontagem da pulsão”. In: Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LACAN, Jacques. “A pulsão e seu circuito”. In: Seminário, Livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
LINS, Daniel. Antonin Artaud: o artesão do corpo sem órgãos. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
NASIO, Juan-David. Meu corpo e suas imagens. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Annablume, 2004.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1985.
WINE, Noga. Pulsão e Inconsciente. A sublimação e o advento do sujeito. Rio de Janeiro: Zahar, 1992.
ZOURABICHVILI, François. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
Copyright (c) 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.