Projeto Artaud
relatos de uma criação inspirada em Antonin Artaud
Resumo
Buscamos com o artigo descrever e fundamentar os procedimentos de criação que envolveram o espetáculo Projeto Artaud (2013), com direção geral de Marcos Laporta e Rachel Chula. O espetáculo foi caracterizado por duas pesquisas práticas: uma pesquisa solo de experimentação de estados anímicos, partindo do conceito atletismo afetivo de Artaud (1995) e outra pesquisa em que se buscou experimentar procedimentos de treinamento e composição corpóreo-vocais, partindo de diferentes técnicas como dança contemporânea, ballet clássico, jogos corpóreo-vocais, canto e improvisações com textos de Antonin Artaud.
Downloads
Referências
AMARAL, Sônia. Chi-Kun: A respiração taoísta. Exercícios para a mente e para o corpo. São Paulo: Summus Editora, 1984.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva, 2002.
CARREIRA, André; FORTES, Ana Luiza (Org.). Estados: relatos de uma experiência de pesquisa sobre atuação. Florianópolis: Editora da UDESC, 2011.
CARVALHAL, Júlia Alves Rodrigues. Provocador Cênico: Implicações de uma outra função em processos colaborativos e pedagógicos. Mestrado em Artes. Brasília: Unb, 2016.
CAVAREIRO, Adriana. “The Vocal body: extract from A Philosophical encyclopedia of the body”. In Qui Parle: journal of Critical Humanities and Social Sciences. Lincoln: University of Nebraska Press, 2012, col.21, n.01, pp.71-83.
CAVAREIRO, Adriana. Vozes Plurais: filosofia da expressão vocal. Tradução de Flavio Terrigo Barbeitas. - Belo Horizonte: Editor UFMG, 2011.
CHULA, Rachel. Projeto Artaud: Um processo de treinamento e criação da dramaturgia do ator a partir de preceitos de Antonin Artaud. Trabalho de conclusão do curso de Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina: UDESC, 2014.
FERRACINI, Renato. A arte de não-interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: UNICAMP, 2011.
FERRACINI, Renato. POSSANI, M.A. Treinamento e modos de existência: deslocamentos e intersecções. In ESPÍRITO SANTO, Denise; MOTTA, Gelson. (org). Zonas de Contato usos e abusos de uma poética do Corpo. Rio de Janeiro: Outros Letras. 2014, p.22-47
LAPORTA, Marcos. O ator como treinador de si mesmo: reflexões a partir do treinamento em Projeto Artaud. Trabalho de conclusão do curso de Bacharelado e Licenciatura da Universidade do Estado de Santa Catarina. Santa Catarina: UDESC, 2014.
MÈREDIEU, Florence de. Eis Antonin Artaud. São Paulo: Perspectiva, 2011.
MONTENEGRO, Mônica de Almeida Prado. O CORPOORAL: Concepções e Prática - uma abordagem de trabalho de voz para o ator. Doutorado em Artes Cênicas. São Paulo: USP, 2019.
Copyright (c) 2020 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.