Teatro Preto e Dramaturgia Preta

Palavras-chave: Teatro Preto, Poéticas Pretas, Teatro Negro

Resumo

Este artigo tem por objetivo compartilhar as atividades desenvolvidas no curso Teatro Preto, Dramaturgia Preta, do Fórum de Artes Cênicas, elaborado pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba [DAC/UFPB]. Desejamos, aqui, organizar elementos discursivos sobre a importância de valorizarmos perspectivas e estéticas que representam a presença negra no teatro.

Biografia do Autor

Victor Hugo Neves de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Victor Hugo Neves de Oliveira é artista preto e Pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e do Mestrado Profissional em Artes (PROFArtes/UFPB) onde desenvolve pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com estágio doutoral em Antropologia da Dança, na Université Paris X, coordena o Grupo de Pesquisa Cena Preta onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e teatro.

Publicado
2020-12-05
Como Citar
NEVES DE OLIVEIRA, V. H. Teatro Preto e Dramaturgia Preta. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 3, n. 6, p. 151-167, 5 dez. 2020.