Teatro Diaspórico

uma análise estético-política do Coletivo Legítima Defesa de São Paulo

  • Berilo Luigi Deiró Nosella Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ http://orcid.org/0000-0002-3009-9836
  • Priscila de Souza Chagas do Nascimento Universidade Federal de São João del Rei
Palavras-chave: teatro diaspórico, Coletivo Legítima Defesa, estético-política

Resumo

O presente artigo propõe um debate em torno do conceito de teatro diaspórico, aqui elaborado a partir de reflexões teóricas e da análise dos processos de formação estético-política do Coletivo Legítima Defesa, de São Paulo. Desenhado a partir da atuação do referido grupo, o conceito se relaciona com a concepção discursiva da trama; com a forma de realização das cenas nos trabalhos de encenação, incluindo os elementos utilizados; e, principalmente, com aqueles que executam esses trabalhos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berilo Luigi Deiró Nosella, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
Professor de Iluminação Cênica e Direção Teatral, atuando na área de Teoria, Análise e História e Historiografia do Texto e da Cena Teatral, do Curso de Graduação em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: mestrado acadêmico do Departamento de Artes da Cena da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas: Mestrado Acadêmico do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP (2014-2017), curso que Coordenou tanto a elaboração e aprovação do projeto como sua implantação na Instituição (2012-2014). Graduado em Artes/Comunicação - Bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2001). Mestre em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (2007). Doutor na área de História e Historiografia do Teatro do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2008). Pós-Doutorado na linha de pesquisa em História e Historiografia do Teatro e das Artes do PPGAC-UNIRIO, com pesquisa sobre História da Iluminação Cênica Moderna. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) em História, Politica e Cena (UFSJ)
Priscila de Souza Chagas do Nascimento, Universidade Federal de São João del Rei

Graduada em Licenciatura em Artes Cênicas pela UFOP; Formação em Técnicas de Palco pelo SP Escola de Teatro; e Mestranda em Artes Cênicas pela UFSJ.

Publicado
2021-05-31
Como Citar
NOSELLA, B. L. D.; NASCIMENTO, P. DE S. C. DO. Teatro Diaspórico: uma análise estético-política do Coletivo Legítima Defesa de São Paulo. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 7, p. 187-208, 31 maio 2021.