Das Imagens da Sociedade do Espetáculo às Imagens Vaga-lumes
Resumo
Este texto trata das contingências atuais da sociedade brasileira, em face da pandemia mundial causada pela COVID19, à luz de elementos como negacionismo, neofascismo e o caos político presente em uma sociedade espetacularizada. Tais situações são analisadas pela perspectiva da imagem, à luz de pensamentos que fizeram a resistência ao fascismo, na Europa no século passado. Esta fala retrata uma participação em uma das mesas promovida pelo VII Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, em 2020.
Downloads
Referências
COUTINHO, Maria Tereza da Cunha; MOREIRA, Mércia. Psicologia da educação: um estudo dos processos psicológicos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, voltado para a educação. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Seguido do prefácio da 4ª edição italiana; Conteúdo parcial de: ______. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Trad. Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Trad. Vera Casa Nova, Márcia Arbex. Rev. Consuleo Salomé. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
CANAL do jornalista Bob Fernandes. Disponível em: https://www.youtube.com/channel/UCfpLDZ2PrbFnNrIzRHiU8ZQ/vídeos. Acesso em: 26 jun. 2020.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.