Cartas a Théo: Corpo e Contestação

Palavras-chave: artes cênicas, estudos de gênero, cartas

Resumo

Trata-se de um ensaio crítico-poético a partir da ação Uma Partida de Futebol, trabalho de conclusão de curso em Direção Teatral de Théo Mantelato com orientação da profa Dra. Elvina Maria Caetano Pereira (Nina Caetano) no DEART/ UFOP. A referida performance aborda o jogo de futebol a partir de suas relações com as questões de gênero, interessando ao autor do artigo a escolha feita pelo campo de futebol como espaço lúdico, discursivo e político. A opção pela carta, como forma de escrita alternativa à acadêmica, é proposta aqui como modo dialógico que entende a crítica e a escrita sobre o objeto artístico não mais como operações de distância ou apenas exercício de julgamento, mas gestos marcados pela proximidade e leitura subjetiva da obra, capazes de projetar perguntas e possibilitando novas reverberações e instâncias de recriação. 

Biografia do Autor

Clóvis Domingos dos Santos, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Clóvis Domingos dos Santos é doutor em Artes da Cena pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e crítico no site Horizonte da Cena (BH/MG). Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa pós-doutoral Crítica e Cena Contemporânea, com a supervisão do Prof. Dr. Paulo Marcos Cardoso Maciel, no PPGAC/UFOP, com bolsa PNPD/CAPES. E-mail: clovpalco@gmail.com .

Referências

FREUD, S. (1921). Psicologia das massas e análise do Eu. In: FREUD, S. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. v. 18. Rio de Janeiro: Imago, 1990.
PEREC, George. Especies de espacios. Barcelona: Montesinos, 2001.
Publicado
2021-05-31
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo