Brincar de tomar lugar
o jogo performativo na gaymada da Toda Deseo
Resumo
Este artigo aborda a questão do jogo e da experiência a partir da problemática postulada por Agamben e tece elaborações sobre a ideia de jogo performativo como modo de tomar para si os lugares de visibilidade na cidade por parte de grupos contra-hegemônicos em ações performáticas. A ação de brincar de tomar lugar é analisada a partir da performatividade da gaymada, proposta pela Toda Deseo, cia de teatro de Belo Horizonte, analisada através do método cartográfico e por meio de entrevistas concedidas pelo ator e performer Rafael Lucas Bacelar. Trata-se de um desdobramento de uma década (2010-2020) efervescente das ruas de Belo Horizonte e conclui sobre a importância dos corpos contra hegemônicos na construção do imaginário do espaço público no gesto de “tomar lugar”.
Downloads
Referências
BACELAR, Rafael Lucas. Entrevista concedida a Thálita Motta Melo. Belo Horizonte, 13 ago. 2016
BAUMAN, Zygmunt. Confiança e medo na cidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e crítica cultural. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BUTLER, Judith. Corpos em Aliança e a Política das Ruas. Notas Sobre Uma Teoria Performativa de Assembleia. Trad. Fernanda Siqueira Miguens. São Paulo: Civilização Brasileira, 2018.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
COLETTA, Marcos. Por um manifesto “fechativo”. Horizonte da Cena. Belo Horizonte, 2013. Disponível em:
FOUCAULT, Michel. Dits et écrits 1984. Des espaces autres (conferência no Cercle d'études architecturales, 14 de março 1967), in Architecture, Mouvement, Continuité, n°5, outubro 1984.
NASCIMENTO, Daniel Arruda. Do fim da experiência ao fim do jurídico: percurso de Giorgio Agamben. Universidade Federal de Campinas. Tese. Campinas, 2010.
ZIZEK, Slavoj. A tinta vermelha: discurso de Žižek no Occupy Wall Street. São Paulo, 1 ed., Blog da Boitempo, 2011.
Copyright (c) 2021 https://www.periodicos.ufop.br/pp/index.php/ephemera/information/sampleCopyrightWording
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.