Teatro de rua se aprende? Se ensina? Teatro de rua na universidade

Palavras-chave: teatro de rua, máscaras, cultura popular

Resumo

A intenção desse texto é levantar algumas questões sobre o ensino de teatro de rua com base em três experiências: 1) procedimentos empíricos e independentes na rua com teatro de grupo (Grupo do Santo); 2) pesquisa de Mestrado “O Ator Brincante: no Cavalo Marinho e no Teatro de Rua”; e 3) a docência na disciplina Teatro de Rua na UFRN.

Biografia do Autor

Ana Caldas Lewinsohn, UFRN

Ana Caldas Lewinsohn é atriz e diretora. Professora adjunta do curso de Licenciatura em Teatro e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Bacharel em Artes Cênicas, Mestre em Artes, Doutora em Artes da Cena e Pós-Doutora pela UNICAMP.

Referências

ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Teatro de rua e universidade: imbricamentos entre o popular e o político no ensino superior público de teatro no Brasil. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2021 (Tese de doutorado).

BAKHTIN, M. A Cultura Popular na Idade Média e no Renascimento. São Paulo: Hucitec, 1999.

BRONDANI, Joice Aglae (Org.). Scambio dell'Arte: Commedia dell'Arte e Cavalo Marinho. Teatro-Máscara-Ritual. Interculturalidades. Salvador: Fast Design, 2013.

GIL, José. Abrir o Corpo. In: Corpo, Arte e Clínica, FONSECA, Tania MaraGalli; ENGELMAN (Org.), Selda Engelman (Org.). Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2004.

LEWINSOHN, Ana Caldas. O Ator Brincante; no Contexto do Teatro de Rua e do Cavalo Marinho. Unicamp, 2009 (Dissertação de Mestrado).

LOPES, Rogério. A trajetória de Romeu e Julieta: do teatro inglês renascentista ao teatro popular brasileiro. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 155-168, jul.-dez. 2009

SANTOS, Ivanildo Lubarino Piccoli dos. O dueto cômico: da Commédia dell'arte ao cavalo marinho. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015 (Tese de doutorado).

SILVA, André Marcelino da. Mascaramento: atuação e confecção em processo de criação integrado. UFRN, 2019. (Dissertação de Mestrado).

Publicado
2021-10-31