Pernas de pau, Sensibilidade, Vozeirão e Criticidade: um memorial do artista-educador Toni Edson, nas ruas e salas de aula

Português

Palavras-chave: teatro de rua, historia oral, contacao de historias

Resumo

Nesta entrevista o saudoso artista Toni Edson, natural de Sergipe, apresenta parcela importante de sua trajetória profissional, com destaques para o teatro de rua, o teatro de grupo, a narração de histórias de inspiração africana e o ensino de teatro. Valendo-se da metodologia de história oral, a princípio o entrevistador apresenta o contexto em que se realizou a conversa e sua relação com o colaborador e, na sequência ─ após a epígrafe ─ a trajetória do entrevistado é apresentada em primeira pessoa, através do expediente da transcriação, um dos conceitos-chave em História Oral.

Biografia do Autor

Alexandre Falcão, UNIR

Alexandre Falcão de Araújo é caipira do interior de São Paulo, descendente de nordestinos e artista de teatro de rua. Formado como ator pela Escola Livre de Teatro de Santo André – ELT, atua como docente no curso de Teatro da Universidade Federal de Rondônia – UNIR e é mestre e doutor em Artes pela Universidade Estadual Paulista – Unesp

Referências

ARAÚJO, Alexandre Falcão de. Teatro de rua e universidade: imbricamentos entre o popular e o político no ensino superior público de teatro no Brasil. Tese (doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/204106 Acesso em 10 de julho de 2021.


CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. 12ª edição. São Paulo: Global, 2012.

EDSON, Toni. A porta da rua é a serventia da escola: intervenções teatrais de rua na academia. In: TURLE, Licko; TRINDADE, Jussara; GOMES, Vanéssia. Teatro de rua – Discursos, Pensamentos e Memórias em Rede. Fortaleza: Aldeia Casa Viva, 2016.

SANTOS, Toni Edson Costa. Narrativas na Rua: Da Inspiração Djeli às Rodas de Histórias em Maceió. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33704. Acesso em 10 de julho de 2021.
Publicado
2021-12-12
Como Citar
FALCÃO, A.; EDSON, T. Pernas de pau, Sensibilidade, Vozeirão e Criticidade: um memorial do artista-educador Toni Edson, nas ruas e salas de aula : Português. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 4, n. 9, p. 10-30, 12 dez. 2021.