A obra de Seki Sano como ativadora da cena artística mexicana

Palavras-chave: Seki Sano, Meyerhold, teatro latino-americano, teatro mexicano

Resumo

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre o impacto da obra do diretor teatral japonês Seki Sano na cena mexicana. Sano é considerado o pai do teatro mexicano e foi fundador do Teatro de Artes, onde desenvolveu uma nova pedagogia teatral. O artigo contextualiza a sua obra, aborda a sua formação no Japão e na Rússia com foco nas suas conexões com artistas como Meyerhold e Stanislavski, entre outros. A questão principal diz respeito às singularidades contextuais e às transculturalidades no teatro, uma vez que não se trata apenas da aplicação de técnicas teatrais específicas, mas sobretudo, da emergência de algumas questões que fazem pensar a cena teatral e seus aspectos pedagógicos, tanto no Japão como no contexto latino-americano.

Biografia do Autor

Scarlett Siqueira do Valle, PUC-SP

Scarlett Siqueira do Valle é doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Artes da Cena na ESCH-SP. Pós-graduação em Direção Teatral pela mesma instituição. Bolsista CAPES.

Christine Greiner, PUC-SP

Christine Greiner é professora livre-docente do Departamento de Artes da PUC-SP.

 

Referências

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Publicado
2022-07-29
Como Citar
SIQUEIRA DO VALLE, S.; GREINER, C. A obra de Seki Sano como ativadora da cena artística mexicana. Ephemera - Revista do Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 5, n. 10, p. 67-81, 29 jul. 2022.