O Bumba meu boi do Maranhão
da tradição aos palcos contemporâneos de São Luís
Resumo
O artigo examina a presença do Bumba meu boi no teatro contemporâneo maranhense. O monólogo O Miolo da Estória, de Lauande Aires, é utilizado como objeto de análise, juntamente com entrevistas com o artista. Os resultados destacam a importância do diálogo entre tradição e inovação na produção cultural contemporânea do Maranhão. O folguedo é renovado e adquire novos significados por meio do teatro.
Downloads
Referências
AIRES, Lauande. Entre o chão e o tablado: a invenção de um dramaturgo. São Luís: Edição do Autor, 2012.
ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, Brasília: INL, Fundação Nacional Pré-Memória, 1982.
AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi do Maranhão. São Luís: alumar, 1997.
BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. SP: Ateliê editorial, 2003.
CARDOSO, Letícia Conceição Martins. De marginal a oficial: a fabricação do bumba-meu-boi como símbolo de identidade do Estado do Maranhão. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Maceió, AL, 15 a 17 de junho de 2011.
CARVALHO, Maria. Marcas que desafiam o tempo: o bumba-meu-boi. São Luís, 1995.
CASTRO, Silvio Rogério Rocha de. Evento cultural: o bumba meu-boi de São Luís do Maranhão 2000. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Acesso em: 06 mar. 2023.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiro de Castro. Temas e variantes do mito: sobre a morte e a ressurreição do boi. Revista Mana, v. 12, n. 1, p. 69-104, 2006.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de V. Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.
CONCEIÇÃO, Raylson Silva da. O Encontro: do acontecimento a um olhar atento – o espetáculo O Miolo da Estória. 202. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8161536 .
CONCEIÇÃO, R.; CUTRIM, L. A;. COSTA RIBEIRO, T. C. Tramas de uma desconstrução sobre o espetáculo “O Miolo da Estória”. Revista Cena, v. 41, n. 3, p. 01–14, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.134254 .
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.
FERRETTI, Sergio F. Encantaria Maranhense de Dom Sebastião. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 1, n. 1, p. 262-285, 2013.
FERREIRA, Carla George Silva; SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Festejar com fé: o bumba-meu-boi maranhense uma cumplicidade com São João. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DO CARIBE NO BRASIL, 2008.
FURLANETTO, Beatriz Helena. O Bumba-meu-boi do Maranhão: território de encontros e representações sociais. Revista RA’E GA. Curitiba, n. 20, p. 107-113, 2010.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Centauro, 2006.
LIMA, Carlos. Bumba-meu-boi. São Luís: Sudema, Furintur, 1971.
MARQUES, I. R. O bumba meu boi do Maranhão. São Luís: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, 1999.
MARTINS, Carolina Christiane de Souza. Política e Cultura na História do Bumba meu Boi: São Luís do Maranhão- século XX. 2015. Niterói, Tese (Doutorado) – PPGH, UFF, 2015.
NORA, Pierre. Entre Memória e História – A Problemática dos Lugares. Proj. História, São Paulo, 1993.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1999.
PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.
PINHO, Jessenice Melo Araújo. A festa do bumba-meu-boi no Maranhão: desafios entre a tradição e a inovação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Gestão de Projetos Culturais) – CELACC/ECA/USP, São Paulo, 2012.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Tradução de Monique Augras. Estudos
Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
SILVA, Gisélia Castro. Cultura Popular e Poder Político – Contradições e tensões no bumba meu boi do Maranhão. EDUFMA, São Luís, 2013.
STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução Pontes de Paula Lima (a partir da edição americana). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1984.
VALE, Hemily Rodrigues; OLIVEIRA, Ariella Silva Fernandes; SILVA, Isilainy Cristiny Silvino; BARROS, Matheus Sousa. Identidade, memória e o sagrado: o encontro de Bumba-meu-boi no largo de São Pedro em São Luís (MA). In: XIV Encontro Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Geografia – ENANPEGE virtual, 2021.
XAVIER, Antônio Nolberto de Oliveira. Folclore e Ideologia: A polifonia no folguedo Bumba-meu-boi. Caderno da Escola de Comunicação – UniBrasil, v. 1, n. 1, out. nov., p. 120-127, 2003.
Copyright (c) 2023 Raylson Silva da Conceição, Tania Cristina Costa Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O/As autore/as mantêm os direitos autorais sobre os documentos publicados pelo periódico e cedem ao periódico o direito de publicação dos textos e de seus metadados (em múltiplos suportes e formatos), inclusão em bases de dados e assinatura de acordos de indexação atuais e futuros (mesmo com licenças menos restritivas, para os textos, ou sem restrições, para os metadados), de modo a garantir a indexação do documento publicado e de seus metadados.
O documento publicado será distribuído nos termos da Licença Creative Commons Atribuição - Não-Comercial 4.0 Internacional (CC-BY-NC) que permite o uso, a distribuição e reprodução em qualquer meio desde que sem fins comerciais e que o artigo, os autores e o periódico sejam devidamente citados.