O Bumba meu boi do Maranhão

da tradição aos palcos contemporâneos de São Luís

Palavras-chave: Bumba meu boi, teatro contemporâneo, tradição, cultura Maranhense

Resumo

O artigo examina a presença do Bumba meu boi no teatro contemporâneo maranhense. O monólogo O Miolo da Estória, de Lauande Aires, é utilizado como objeto de análise, juntamente com entrevistas com o artista. Os resultados destacam a importância do diálogo entre tradição e inovação na produção cultural contemporânea do Maranhão. O folguedo é renovado e adquire novos significados por meio do teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raylson Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Aluno bolsista Capes de doutorado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Teatro pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Graduado em Teatro pela UFMA. Especialização em Arte, Mídia e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). 

Tania Ribeiro, Universidade Federal do Maranhão

Professora assistente III da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Arte, junto ao Programa de Pós- Graduação em Arte da UnB. Mestre em Ciências Sociais. Graduada em Educação Artística/ Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1995). 

Referências

AIRES, Lauande. Entre o chão e o tablado: a invenção de um dramaturgo. São Luís: Edição do Autor, 2012.

ANDRADE, Mário de. Danças Dramáticas do Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, Brasília: INL, Fundação Nacional Pré-Memória, 1982.

AZEVEDO NETO, Américo. Bumba-meu-boi do Maranhão. São Luís: alumar, 1997.

BOSI, Ecléa. O tempo vivo da memória. SP: Ateliê editorial, 2003.

CARDOSO, Letícia Conceição Martins. De marginal a oficial: a fabricação do bumba-meu-boi como símbolo de identidade do Estado do Maranhão. In: Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste, Maceió, AL, 15 a 17 de junho de 2011.

CARVALHO, Maria. Marcas que desafiam o tempo: o bumba-meu-boi. São Luís, 1995.

CASTRO, Silvio Rogério Rocha de. Evento cultural: o bumba meu-boi de São Luís do Maranhão 2000. Dissertação (Mestrado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000. Acesso em: 06 mar. 2023.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiro de Castro. Temas e variantes do mito: sobre a morte e a ressurreição do boi. Revista Mana, v. 12, n. 1, p. 69-104, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Tradução de V. Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

CONCEIÇÃO, Raylson Silva da. O Encontro: do acontecimento a um olhar atento – o espetáculo O Miolo da Estória. 202. Dissertação (Mestrado em Teatro) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Maranhão. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8161536 .

CONCEIÇÃO, R.; CUTRIM, L. A;. COSTA RIBEIRO, T. C. Tramas de uma desconstrução sobre o espetáculo “O Miolo da Estória”. Revista Cena, v. 41, n. 3, p. 01–14, 2023. DOI: https://doi.org/10.22456/2236-3254.134254 .

DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Tradução de Anamaria Skinner. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000.

FERRETTI, Sergio F. Encantaria Maranhense de Dom Sebastião. Revista Lusófona de Estudos Culturais, vol. 1, n. 1, p. 262-285, 2013.

FERREIRA, Carla George Silva; SILVA, Carlos Benedito Rodrigues da. Festejar com fé: o bumba-meu-boi maranhense uma cumplicidade com São João. In: V SIMPÓSIO INTERNACIONAL DO CENTRO DE ESTUDOS DO CARIBE NO BRASIL, 2008.

FURLANETTO, Beatriz Helena. O Bumba-meu-boi do Maranhão: território de encontros e representações sociais. Revista RA’E GA. Curitiba, n. 20, p. 107-113, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Tradução de Laurent Léon Schaffter. São Paulo: Centauro, 2006.

LIMA, Carlos. Bumba-meu-boi. São Luís: Sudema, Furintur, 1971.

MARQUES, I. R. O bumba meu boi do Maranhão. São Luís: Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, 1999.

MARTINS, Carolina Christiane de Souza. Política e Cultura na História do Bumba meu Boi: São Luís do Maranhão- século XX. 2015. Niterói, Tese (Doutorado) – PPGH, UFF, 2015.

NORA, Pierre. Entre Memória e História – A Problemática dos Lugares. Proj. História, São Paulo, 1993.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1999.

PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea: origens, tendências, perspectivas. São Paulo: Perspectiva, 2010.

PINHO, Jessenice Melo Araújo. A festa do bumba-meu-boi no Maranhão: desafios entre a tradição e a inovação. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialista em Gestão de Projetos Culturais) – CELACC/ECA/USP, São Paulo, 2012.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Tradução de Monique Augras. Estudos

Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 1989.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

SILVA, Gisélia Castro. Cultura Popular e Poder Político – Contradições e tensões no bumba meu boi do Maranhão. EDUFMA, São Luís, 2013.

STANISLAVSKI, Constantin. A Preparação do Ator. Tradução Pontes de Paula Lima (a partir da edição americana). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 1984.

VALE, Hemily Rodrigues; OLIVEIRA, Ariella Silva Fernandes; SILVA, Isilainy Cristiny Silvino; BARROS, Matheus Sousa. Identidade, memória e o sagrado: o encontro de Bumba-meu-boi no largo de São Pedro em São Luís (MA). In: XIV Encontro Nacional de Pós graduação e Pesquisa em Geografia – ENANPEGE virtual, 2021.

XAVIER, Antônio Nolberto de Oliveira. Folclore e Ideologia: A polifonia no folguedo Bumba-meu-boi. Caderno da Escola de Comunicação – UniBrasil, v. 1, n. 1, out. nov., p. 120-127, 2003.

Publicado
2023-12-11
Como Citar
DA CONCEIÇÃO, R. S.; COSTA RIBEIRO, T. C. O Bumba meu boi do Maranhão: da tradição aos palcos contemporâneos de São Luís. Ephemera: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, v. 6, n. 11, 11 dez. 2023.